Ludogorets – Zalgiris (Liga dos Campeões)
O Ludogorets e o Zalgiris colocam-se frente a frente esta quarta-feira na Ludogorets Arena, em Razgrad, num embate a contar para a 2ª mão da 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O Ludogorets chega aqui com alguma pressão, tendo saído derrotado na 1ª mão, e agora é obrigado a correr atrás do prejuízo, ainda que o golo marcado fora deixe a equipa com boas probabilidades de seguir em frente. Já o Zalgiris cumpriu bem as suas obrigações e defendeu o seu território ao vencer a 1ª mão, ainda que esteja longe de ter a eliminatória assegurada.
O Ludogorets Razgrad conseguiu apenas duas passagens às fases de grupos da Liga dos Campeões na sua história, em 2014/15 e 2016/17, mas nunca conseguiram alcançar os oitavos de final. Ainda assim, estes têm conseguido avançar na Liga Europa, com os oitavos de final a ser o mais longe que alcançaram, na temporada de 2013/14. As Águias venceram o campeonato búlgaro pelo 2º ano consecutivo e voltam então a tentar alcançar o feito da temporada transacta, onde conseguiram qualificar-se à fase de grupos.
Os búlgaros viajaram até à Lituânia na 1ª mão em busca de uma vitória, mas saíram de lá derrotados por 2-1, o que os obriga aqui a correrem atrás do prejuízo e a defenderem o seu território, ainda que o golo marcado fora os ajude bastante, já que uma simples vitória por 1-0 lhes garantiria presença na 3ª pré-eliminatória. O importante aqui é as Águias não concederem um único golo, pois caso sofra terá de ganhar por dois, ou mais, golos de vantagem.
Nos seus últimos 5 jogos, sendo os 4 primeiros amigáveis, o Ludogorets apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno do Olympiakos. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção ao CS U. Craiova, uma derrota por 3-1 em terreno do Dinamo Moscovo, uma vitória por 2-0 na recepção ao Akhmat Grozny, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Zalgiris.
Onze Provável: Renan – Lucas Sasha, Moti, Terziev e Natanael – Campanharo e Anicet – Lukoki, Marcelinho e Wanderson – Jonathan.
O Zalgiris, por sua vez, nunca conseguiu, em toda a sua história, alcançar a fase de grupos de uma Liga dos Campeões, e este é o 4º ano consecutivo que alcança as pré-eliminatórias, embora nunca tenha conseguido ir além desta 2ª pré-eliminatória. Os lituanos conseguiram disputar a qualificação à Liga Milionária pelo 4º ano consecutivo graças ao facto de terem vencido o campeonato caseiro também pela 4ª vez consecutiva.
O Zalgiris conseguiu então uma importante vitória na 1ª mão, mas o golo concedido em casa deixa a eliminatória ainda muito em aberto, sendo que a equipa não pode chegar aqui tranquila e encostar-se atrás, antes pelo contrário, os lituanos precisam de entrar fortes, concentrados e organizados defensivamente, privilegiando os ataques organizados em busca do golo mas sem deixarem muito espaço nas costas para que o oponente possa partir rapidamente em contra-ataque. Além disso, os lituanos já vão a meio do campeonato caseiro, ainda que este esteja pausado, de 20 de Junho a 22 de Julho, deixando a equipa bem em forma e com mais andamento que os seus adversários.
Nos seus últimos 5 jogos, o Zalgiris apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-0 na recepção ao Atlantas. Seguiu-se uma vitória por 1-2 e terreno do Jonava, uma vitória por 1-0 na recepção ao Atlantas, para a Taça da Lituânia, uma vitória por 3-1 na recepção ao Goteborg, amigável, uma vitória por 1-2 em terreno do BATE Borisov, amigável, e na última jornada, uma vitória por 2-1 na recepção ao Ludogorets. Sernas, castigado, é baixa confirmada.
Onze Provável: Vitkauskas – Vaitkunas, Mbodj, Klimavicius e Slijngard – Blagojevic, Ljujic e Kuklys – Antal, Atajic e Elivelto.
O Zalgiris venceu o único confronto directo alguma vez disputado.
FK Zalgiris
|
2-1 |
Ludogorets Razgrad
|
Liga dos Campeões [Qual] 17/18
|
O Zalgiris chega aqui em vantagem na eliminatória mas enfrenta um Ludogorets que irá tirar proveito do factor casa e entrar forte em campo, procurando o golo desde bem cedo. Espera-se uma partida animada e com várias situações de golo para os dois lados do campo.