Liverpool – Swansea City (Premier League)
Reds e Swans abrem a jornada da Premier League em Anfield. Lucas Leiva salvou a honra do Liverpool em Plymouth mas o calendário apertado da equipa de Klopp ainda está para continuar. Ainda assim, a rotação e o regresso a casa deve ajudar. Paul Clement teve mais uma semana para trabalhar e recebeu inclusive alguns reforços de inverno. O Swansea está no último lugar da Premier League e tem que encontrar caminhos para escapar à despromoção, o quanto antes.
O Liverpool não para. Na quarta-feira os Reds tiveram de viajar até Plymouth para o jogo de desempate da terceira ronda da Taça de Inglaterra depois de terem ficado a zeros no primeiro encontro em casa. Desta vez Jurgen Klopp acrescentou um pouco mais de experiência ao onze mas não deixou de recorrer aos jovens da equipa B. Valeu o golo de Lucas Leiva, que não marcava há seis anos, para poupar a formação primodivisionária ao desgaste acrescido do prolongamento e de séries de penáltis. Isso era fundamental. Perto do fim os Reds ainda apanharam o susto de uma bola ao poste razão pela qual o técnico alemão preferiu reforçar o sentimento de dever cumprido no final da partida. Ponto positivo foi a prestação de Philippe Coutinho, que esteve na marcação do canto que Leiva finalizou. Fez uns bons sessenta e cinco minutos, uma fase importante no processo de regressar ao ativo depois de semanas de paragem.
Na última jornada do campeonato o Liverpool foi empatar a Old Trafford, uma igualdade que não agradou a nenhuma das partes. Milner abriu o marcador de penálti mas Ibrahimovic anulou a vantagem nos últimos dez minutos. O resultado fez com que os Reds caíssem para o terceiro lugar na tabela, embora em igualdade pontual com o Tottenham (quarenta e cinco pontos). O Chelsea segue isolado, a sete, e o Arsenal está à espreita, com um ponto a menos.
Na próxima quarta-feira Anfield recebe os Saints para a segunda mão da meia-final da Taça EFL e o clube da casa precisa de reverter a desvantagem que traz de Southampton (1-0) para marcar presença na final de Wembley.
Ings é o único lesionado do Liverpool, de momento. Grujic está em dúvida e Joel Matip continua enredado na novela com a seleção dos Camarões, razão pela qual não será opção. Mané está ao serviço do Senegal, na CAN, e pode não regressar tão cedo.
Onze Provável: Mignolet – Clyne, Lovren, Klavan, Milner – Wijnaldum, Henderson, Can – Lallana, Firmino, Coutinho.
O Swansea City tem apenas um triunfo nos últimos sete jogos, em todas as competições (1V/ 6D). Paul Clement tem um trabalho complicado pela frente para tirar a equipa galesa do buraco em que está enfiada. É, neste momento, lanterna-vermelha, mas o facto de ter os mesmos pontos que o Sunderland e menos um que o Palace, que está acima da linha de água, é motivo para ter esperança. Ainda há quase uma segunda volta inteira para disputar. A boa reação do Hull com a chegada de Marco Silva está a pressionar o Swansea a fazer o mesmo o quanto antes.
Na jornada do passado fim de semana os Swans deram indicações positivas frente ao Arsenal. A primeira parte foi bastante bem conseguida. Foi para o intervalo a perder por um e podia até ter igualado se o árbitro assinalasse o penalti. Mas no segundo tempo a formação foi-se completamente abaixo com os dois autogolos – Jack Cork aos cinquenta e quatro e Kyle Naughton aos sessenta e sete – que inclinaram o resultado em definitivo para o lado visitante (0-4).
Para esta visita a Anfiel, Clement vai poder utilizar dois dos reforços de inverno: Martin Olsson, que vem do Norwich, e Tom Carroll, contratado ao Tottenham. Só Luciano Narsingh ainda terá que esperar já que traz um problema nos gémeos e precisa de um curto período de recuperação.
Montero e Taylor são os indisponíveis por lesão.
Onze Provável: Fabianski – Naughton, Fed Fernández, Mawson, Olsson – Cork, Carroll – Sigurdsson, Fer, Routledge – Llorente.
Swansea City | 1-2 | Liverpool |
Premier League 2016/17
|
Swansea City | 3-1 | Liverpool |
Premier League 2015/16
|
Liverpool | 1-0 | Swansea City |
Premier League 2015/16
|
O Swansea nunca venceu em Anfield. No encontro da primeira volta do campeonato o Liverpool arrancou um triunfo pela margem mínima no Liberty.