Lituânia – Sérvia (Euro 2024)
Numa partida referente às contas da 6.ª jornada do Grupo G da fase de apuramento para o Campeonato da Europa 2024, as seleções nacionais da Lituânia e da Sérvia têm encontro marcado para o próximo domingo ao início da noite (19h45), em Kaunas, no relvado do S. Dariaus ir S. Girèno stadionas. O coletivo liderado pelo treinador Edgaras Jankauskas já conseguiu evitar a derrota por duas vezes neste apuramento, mas já mostrou o que se previa, ou seja, que está longe de ter qualidade necessária para poder enfrentar de forma séria esta corrida pelo apuramento. Pela frente, surgirá a formação a cargo do selecionador Dragan Stojkovic, que pecou pela primeira vez na última jornada, estando sem ganhar há duas rondas seguidas neste apuramento e, por isso, em alerta para esta visita a Kaunas.
Análise Lituânia
A seleção nacional da Lituânia já sabia de antemão que não teria grandes possibilidades para se envolver na luta pelo apuramento para o Euro 2024 e chega a esta jornada a ocupar o 4.º lugar do quadro classificativo do Grupo G, com os mesmos dois pontos da Bulgária, a três de distância de Montenegro. Em quatro jornadas, o registo total da equipa a cargo do treinador Edgaras Jankauskas é de zero vitórias, dois empates e duas derrotas, com três golos marcados e sete golos sofridos.
Sem ganhar há 14 jogos consecutivos, a Lituânia atravessa uma fase complicada em termos motivacionais, entrando por certo para as suas partidas já com a consciência e a pressão extra de que será extremamente complicado ganhar. Na última quinta-feira, a equipa de Jankauskas surpreendeu e conseguiu arrancar um ponto na receção ao Montenegro, com empate a 2-2. Desta forma, os lituanos conseguiram ganhar algum alento, até pela forma como se salvaram da derrota, depois de terem perdido na ronda anterior frente à Hungria (0-2), fora de portas.
Onze provável: Gertmonas; Lasickas, Lekiatas, Girdvainis, Benetas; Verbickas, Gineitis; Novikovas, Cernych, Jankauskas; Paulauskas
Análise Sérvia
A equipa nacional da Sérvia tem como objetivo claro e bem definido chegar à fase final do Europeu 2024, num grupo de apuramento onde é, na teoria, a seleção mais forte. Nesta altura, o coletivo a cargo do treinador Dragan Stojkovic ocupa, porém, a 2.ª posição do quadro classificativo, com sete pontos, a três da líder Hungria, dois pontos acima do Montenegro. Em quatro jornadas, o registo total dos sérvios é de dois triunfos, um empate e um desaire, com seis golos apontados e três golos sofridos.
Após entrar a todo o gás com duas vitórias seguidas nas primeiras duas jornadas da qualificação e no total de encontros chegar a um ciclo de quatro vitórias seguidas no amigável realizado em junho passado contra a Jordânia (3-2), a Sérvia não ganha há duas partidas e atravessa fase de pressão emocional. Em junho, a equipa de Stojkovic falhou o objetivo de somar os três pontos na visita à Bulgária, onde empatou a 1-1, acabando por sair surpreendida da receção da última quinta-feira à Hungria, onde a Sérvia marca primeiro e permite, ainda antes do intervalo, a reviravolta, com o jogo a terminar com 1-2 a favor dos húngaros.
Onze provável: V.Milinkovic-Savic; Veljkovic, Gudelj, Pavlovic; Zivkovic, Ilic, S.Milinkovic-Savic, Kostic; Tadic; Vlahovic, Mitrovic
Dica de Prognóstico
Num encontro entre duas equipas com um potencial qualitativo bastante díspar, espera-se que a seleção da Lituânia seja dominada na maior parte do tempo pela Sérvia, que promete ter altos níveis de posse de bola e apresentar uma boa dinâmica ofensiva, até para criar boas situações e conseguir associar o triunfo a uma boa exibição, recuperando o moral para as próximas disputas. Assim, espera-se uma tarefa complicada para a Lituânia, que deverá ser sujeita a uma forte pressão dos sérvios desde os minutos iniciais. Como tal, a melhor aposta será na Vitória da Sérvia na 1.ª Parte, com cotação de 1.70 na Betano.
Casas de Apostas com os melhores Bónus