Linfield – Rosenborg (Liga dos Campeões)
O Linfield, campeão em título da Irlanda do Norte, prepara-se para disputar o primeiro encontro oficial da nova época frente ao Rosenborg, conjunto que leva já vários jogos oficiais nas pernas, dado que o campeonato norueguês se rege pelo calendário solar.
Dois anos depois, o Linfield volta a marcar presença na fase preliminar da Liga dos Campeões. Em 2017/18, o campeão da Irlanda do Norte até ultrapassou o primeiro desafio na “liga milionária” ao bater o La Fiorita por uma bola a zero no conjunto das duas mãos, mas não conseguiu ter a mesma sorte na eliminatória seguinte, ao cair às mãos do Celtic de Glasgow por um resultado agregado de 6-0 na eliminatória, abandonando a prova sem surpresa.
O Linfield dominou o campeonato doméstico por inteiro na última temporada, tanto na fase regular quanto no “play-off”. Em 38 jogos, venceu 26, empatou sete e perdeu apenas cinco. A nível de saldo de golos, marcou em 76 ocasiões e sofreu 27 tentos. Os dados estatísticos são ótimos, mas inexpressivos para a realidade europeia atendendo que estamos a falar de um campeonato periférico, cuja competitividade é parca e são vários os jogadores amadores que o disputam.
A época ainda não começou para o conjunto comandado por David Healy. Num dos últimos ensaios de pré-época, o Linfield perdeu com os escoceses do Motherwell por três bolas a zero.
Onze provável: Mitchell, Callacher, Clarke, McGuinness, Hume, Forde, Nielsen, McClean, Cervenka, Doyle, Reynolds
Vivem-se dias difíceis em Trondheim. O Rosenborg, vencedor da Eliteserien em 2018, não tem estado ao nível esperado na prsente temporada. Ao cabo de 14 jornadas, o Rosenborg é, imagine-se, 7º classificado da tabela com apenas 21 pontos conquistados. A diferença em relação ao líder Molde (mais um jogo) é de nove pontos, margem recuperável, mas as oscilações que a equipa tem evidenciado são a principal preocupação dos adeptos. A nível de números, o Rosenborg soma seis vitórias, três empates e cinco derrotas. Tendo 15 golos marcados e 17 sofridos. Os maus arranques têm sido um “clássico” das últimas épocas, mas impõe-se começar a recuperar antes que seja demasiado tarde.
O Rosenborg venceu os dois jogos que disputou na antecâmara deste encontro com o Linfield. Além da vitória na receção Kristiansund BK (1-0), a equipa de Trondheim resgatou os três pontos na visita ao reduto do Ranhiem IL ao triunfar por 2-3 com um tento apontado por Nemanja Nikolic a dois minutos do final do desafio. Para além de Nikolic, Soderlun será um autêntica lança apontada à baliza do Linfield. Ainda que os números não o expressem, o Rosenborg possui uma equipa interessante do ponto de vista ofensivo.
Onze provável: Hansen, Hedenstad, Hovland, Reginiussen, Meling, Lundemo, Konradsen, Jensen, Akintola, Adegbenro, Soderlund
Todos os cenários apontam para dupla vitória do Rosenborg. Ainda que as coisas não estejam a correr da melhor forma nas provas domésticas, os norugueses têm tudo para derrotar o Linfield em ambas as mãos da eliminatória.