Limoges – Valencia Basket (Eurocup)
Num grupo com apenas quatro equipas, onde seis jogos decidem o destino de quem continua em prova e de quem fica pelo caminho, um só resultado pode virar definitivamente o rumo esperado. Assim acontece no Grupo I da Eurocup, onde o Valencia Basket, que levava uma temporada marcada pela invencibilidade, perdeu em casa para o Limoges e relançou a discussão sobre o apuramento. Ao fim de três jornadas, o Valencia Basket e o EWE Baskets têm duas vitórias, enquanto PAOK e Limoges somam uma vitória cada. Se estas duas equipas vencerem na jornada desta semana, tudo ficará empatado e por decidir nas derradeiras jornadas. Um quadro inesperado para uma equipa que, no fim-de-semana, voltou a brilhar na Liga Endesa.
Começamos por olhar o que aconteceu na semana passada. Quando toda a gente esperava uma vitória caseira do Valencia Basket, o Limoges entrou mais forte na contenda e conquistou seis pontos de vantagem sobre os espanhóis no final do primeiro período, vantagem anulada pelo Valencia Basket antes do intervalo. No entanto, e ao contrário da expetativa, a segunda parte só deu mesmo Limoges, que acabou o jogo a vencer por 20 pontos de diferença, resultado que poderá acabar por pesar nas contas do grupo se ambas terminarem empatadas. Isso acaba por colocar toda a pressão na equipa espanhola à entrada para a quarta jornada.
Na equipa do Limoges, Nobel Boungou-Colo, Will Daniels e Ali Traoré foram as figuras nesta vitória, confirmando a imagem de uma equipa muito compacta, onde os bases Leo Westermann e Heiko Schaffartzik também têm um papel fundamental, enquanto Bo McCalebb vai procurando a melhor forma para se impor no conjunto. A experiência na Euroleague na primeira metade da temporada demonstrou que o Limoges pode ser competitivo e discutir resultados, e mesmo não se esperando uma vitória por 20 pontos depois de ter perdido nas duas jornadas inaugurais, a verdade é que tudo continua a ser possível para a equipa francesa.
O Valencia Basket viveu uma noite para esquecer. No entanto, pelo meio, teve já a oportunidade para se recuperar, tendo vencido perante o Barcelona em jogo da Liga Endesa. É nesta duplicidade de sensações que a equipa viaja para França. A verdade é que a sua missão na Eurocup parecia garantida e houve a tentação de mudar o foco para a Liga Endesa, onde a vitória lhes oferece uma vantagem para a Taça do Rei e, também, para um futuro playoff. Agora, depois de sofrida a inesperada derrota, é preciso voltar a focar forças no objetivo europeu, onde os valencianos poderão encontrar um bilhete para a Euroleague na próxima temporada, onde poderiam tentar demonstrar que aquilo que aconteceu na época passada foi fruto da novidade e que o Valencia Basket pode mesmo brilhar ao mais alto nível.
Este vai ser apenas o segundo jogo oficial entre as duas equipas, que nunca se tinham encontrado até à semana passada.
Tudo indica que o Valencia Basket tem as condições para se impor frente ao Limoges e recuperar o caminho em direção ao apuramento. Mas Pedro Martínez não poderá mostrar quaisquer fragilidades nesta fase decisiva.