Lille – Brest (Ligue 1)
Lille e Brest vão estar frente a frente na jornada 11 da Ligue 1 2021/22. O campeão em título, a definhar na presente época, mede forças com o atual penúltimo colocado da tabela classificativa.
Análise Lille
O Lille surpreendeu a Europa do futebol ao celebrar a conquista do título gaulês na última época, cenário que, ainda que falte muito campeonato, não se repetirá neste ano. A equipa que conta com um forte contingente português está longe de exibir a consistência pela qual pautou ao longo da última época e é ocupa, por esta altura, o 11º posto da pauta classificativa com 14 pontos conquistados ao cabo de dez jornadas, situando-se a dois dos postos que dão acesso à Europa e a 13 do líder e mais que provável campeão PSG. A luta dos “Dogues” passa precisamente por tentar estar nas competições europeias da próxima temporada e não há nada de anormal neste ajustamento de objetivos, até porque invulgar foi ver esta equipa carimbar a conquista do título na última época.
O Lille vai dividindo esforços entre campeonato e Liga dos Campeões. A formação orientada por Jocelyn Gourvennec já disputou dois encontros após a interrupção para compromissos de seleções e não conseguiu alcançar a vitória em nenhum dos dois, dado que perdeu na visita ao Clermont (1-0) e empatou sem golos na receção ao Sevilha. Há 180 minutos que a equipa não faz golos, tendência que é para inverter nesta receção ao Brest.
Apesar do percurso atribulado e pouco consistente, a realidade é que o Lille até tem somado bons resultados a atuar em casa, exceção feita ao encontro inaugural que correspondeu ao reencontro com Christophe Galtier e culminou numa goleada por quatro bolas a zero às mãos do Nice. Daí para cá, o Lille venceu o Montpellier (2-1), o Stade de Reims (2-1), o Marselha (2-0) e empatou os dois desafios “milionários” com Wolfsburg (0-0) e Sevilha (0-0). Os donos da casa estão cientes do quão importante será fazer valer esse fator na luta pela chegada às provas europeias da próxima época.
Karnezis e Botman são as duas únicas baixas no Lille, ambas por lesão.
Onze provável: Grbic, Çelik, José Fonte, Djaló, Reinildo, Xeka, Renato Sanches, Ikoné, Bamba, Yilmaz, David
Análise Brest
Permanecer entre a elite não vai ser tarefa fácil para o Brest, emblema que por esta altura ocupa o 19º e penúltimo lugar da pauta classificativa com apenas cinco pontos conquistados ao cabo de dez rondas. A formação treinada por Michel Der Zakarian é uma das duas únicas que ainda não venceram na presente época, somando, por esta altura, cinco empates e outras tantas derrotas com 11 golos marcados e 19 sofridos. No regresso a ação após os compromissos de seleções, o Brest resgatou um ponto ao empatar a uma bola com o Stade de Reims, isto depois de três desaires consecutivos às mãos de Nantes (3-1), Metz (1-2) e Nice (2-1).
Nota para um dado curioso: ambas as equipas marcaram nos dez encontros em que o Brest esteve envolvido até então nesta Ligue 1 2021/22. Ainda assim, as maiores diferenças negativas aconteceram nos duelos com PSG e Nantes, partidas em que o Brest saiu derrotado por dois golos de diferença. Apesar da situação classificativa, falamos de um coletivo que não se “fecha” nem se deixa levar em conservadorismos excessivos.
Hérelle e Cibois são baixas confirmadas, uma vez que estão ambos a contas com lesões. Romain Del Castillo também permanece em duvida.
Onze provável: Bizot, Pierre-Gabriel, Chardonnet, Brassier, Uronen, M’Bock, Belkebla, Honorat, Faivre, Cardona, Mounié
Dica de Prognóstico
Lille e Brest correm por objetivos totalmente distintos e está claro que o Lille entra em cena como favorito à vitória. Apesar de terem ficado “em branco” nos últimos dois jogos, os “Dogues” preparam-se para enfrentar uma equipa que não se fechará em demasia e provavelmente até poderemos ter um desafio com alguns golos.
Faça as suas Apostas com os melhores Bónus
[bwin][betclic] [nossa-aposta][betway]