Lens – Marselha (Ligue 1)
O encontro de maior cartaz na jornada 34 da Ligue 1 2022/23 acontece no Bollaert-Delelis entre Lens e Marselha. Frente a frente vão estar duas equipas que estão no pódio e que se encontram separadas por apenas um ponto.
Análise Lens
O Lens é a grande sensação da temporada em solo gaulês. A cinco jornadas do fim da Ligue 1 2022/23, o histórico emblema ocupa o terceiro lugar da tabela com 69 pontos conquistados, a um do segundo colocado Marselha e seis do campeão em título e líder PSG.
Nesta ronda 34, o objetivo é claro: vencer o Marselha para orquestrar o “assalto” a um segundo lugar que permitiria a entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões, objetivo que, a cumprir-se, superaria toda e qualquer expetativa.
Derrotado em apenas quatro ocasiões na presente edição do campeonato francês, o Lens é a equipa com menos derrotas na prova. Dessas quatro derrotas, apenas uma foi averbada a atuar em casa, frente ao Nice (0-1), no segundo dia deste ano civil de 2023. Desde então, o Lens disputou mais cinco desafios na sua zona de conforto com um interessante saldo de quatro vitórias e um empate.
No que à sequência de resultados diz respeito, note-se que o Lens somou seis vitórias nos últimos sete encontros oficiais, sucumbindo apenas às mãos do líder PSG (3-1). Os últimos dois encontros traduziram-se em vitórias frente ao Mónaco (3-0) e Toulouse (0-1), importando destacar o triunfo ante os monegascos que permitiu dilatar a vantagem na tabela classificativa.
Em termos de números, destaque para o facto de o Lens ser a melhor defesa da Ligue 1 com apenas 25 golos encaixados até então.
Onze provável: Samba, Danso, Medina, Haidara, Gradit, Frankowski, Thomasson, Onana, Fofana, Sotoca, Openda
Análise Marselha
Com cinco jornadas por se jogarem até ao fim desta Ligue 1 2022/23, a desvantagem pontual do Marselha em relação ao líder PSG é, coincidentemente, de cinco pontos. Mais do que pensar na conquista do título, este Marselha aponta à defesa do segundo lugar e consequente acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões pela segunda época consecutiva, preparando-se para uma autêntica “final” nesse sentido em noite de visita ao Bollaert-Delelis.
Os comandados de Igor Tudor têm rubricado um percurso consistente na presente época, não perdem há sete encontros oficiais e somaram os últimos três por vitórias – Troyes (3-1), Lyon (1-2) e Auxerre (2-1). No mais recente compromisso, com o português Vitinha entre os titulares, o coletivo do sul de França teve que “puxar dos galões” para vencer o Auxerre: saiu para o intervalo a perder por uma bola a zero e alcançou a reviravolta com golos de Cengiz Under e Alexis Sánchez no espaço de dois minutos, já para lá dos 75.
Conhecido pela força que habitualmente denota a atuar no Velódrome, a realidade é que o Marselha tem estado a ótimo nível fora de portas: nos últimos 11 jogos oficiais na condição de visitante, somou nove vitórias e só deixou pontos em duas ocasiões. Longe da sua zona de conforto, o Marselha só perdeu em Paris (1-0).
Ainda que chegue a Lens com vantagem em termos classificativos, o Marselha não se apresentará empenhado em simplesmente defendê-la, perspetivando-se que aponte à conquista dos três pontos.
Onze provável: Pau López, Clauss, Kaboré, Gigot, Mbemba, Veretout, Rongier, Kolasinac, Under, Vitinha, Alexis
Dica de Prognóstico
O Lens quer ultrapassar o Marselha nesta reta final, ao passo que os homens do Velódrome ambicionam conservar a atual vantagem mas não se apresentarão com cautelas excessivas. Perspetiva-se um encontro intenso e nivelado no Bollaert-Delelis, provavelmente com golos de parte a parte.
Casas de Apostas com os melhores Bónus