Leganés – Valladolid (La Liga)
Rivais diretos na luta pela permanência, Leganés e Valladolid defrontam-se na ronda que assinala a retoma do campeonato espanhol após a interrupção motivada pela pandemia COVID-19.
Análise Leganés
Vida difícil para o Leganés, atual penúltimo colocado da pauta classificativa do campeonato espanhol com 23 pontos somados, mais três que o último Espanyol, menos dois que o antepenúltimo Mallorca e três abaixo da linha de perigo. A permanência é um cenário mais que possível, mas o calendário é tudo menos simpático para a formação dos arredores de Madrid. Para já, terá que medir forças com o Valladolid, emblema que também não tem a sua situação resolvida e segue na luta pela manutenção.
Antes da interrupção, o Leganés conquistou uma importante vitória na visita ao reduto do Villarreal (1-2) que pôs fim a uma sequência de quatro jogos sem vencer (dois empates e duas derrotas). Desde que Aguirre assumiu os destinos do Leganés, foram mais os jogos em que a equipa pontuou (quatro vitórias e seis empates) que aqueles em que perdeu (cinco). Ou seja, 18 dos 23 pontos que o Leganés atualmente soma foram conquistados sob a égide de Aguirre, importando referir que três das cinco derrotadas averbadas aconteceram às mãos de emblemas que atualmente estão entre os primeiros quatro da tabela classificativa.
Os jogos em casa serão vitais nesta luta pela sobrevivência e o Leganés só perdeu um dos últimos cinco encontros que disputou no seu terreno, pretendendo manter o bom registo mesmo sem poder contar com o apoio dos seus adeptos. Apesar de ter feito golos nos dois últimos encontros que disputou, o Leganés tinha ficado “em branco” nos três anteriores e essa é uma situação que nos remete para aquele que é provavelmente o maior problema equipa desta equipa: a parca produtividade ofensiva, uma vez que marcou apenas 21 golos até então, pior registo da La Liga. A saída de En-Nesiry com destino a Sevilha veio agravar as dificuldades neste sentido, adivinhando-se que seja Guido Carrillo o titular neste jogo.
O lesionado Szymanowski é a única ausência a lamentar nos donos da casa.
Onze provável: Cuéllar, Rosales, Siovas, Awaziem, Silva, Mesa, Pérez, Rodríguez, Ruibal, Kévin Rodrigues, Carrillo
Análise Valladolid
Quatro pontos acima da linha de perigo, o Valladolid está numa posição mais confortável que o Leganés, mas igualmente sem quaisquer garantias no que diz respeito à continuidade entre a elite do futebol espanhol. Com apenas duas vitórias nos últimos 12 jogos disputados, o Valladolid não estava a atravessar o melhor momento antes da interrupção – na última ocasião em que entrou em cena, perdeu em casa por quatro bolas a uma com o Athletic.
Habitualmente escalonado em 1x4x4x2, o Valladolid também é uma equipa que apresenta algumas dificuldades do ponto de vista ofensivo, não obstante o facto de contar com os serviços do talentoso Enes Unal e do experiente Sergi Guardiola. Enquanto visitante, condição em que se prepara para atuar no reduto do Leganés, o Valladolid venceu três jogos, empatou quatro e perdeu sete na atual campanha no principal escalão espanhol. No que a golos diz respeito, marcou em nove ocasiões (distribuídos por sete dos 14 jogos) e sofreu 20 (manteve a baliza inviolável quatro vezes).
O Valladolid viaja até aos arredores de Madrid na máxima força para este compromisso com o Leganés.
Onze provável: Masip, Moyano, Salisu, Olivas, García, Fernandez, Alcaraz, Plaboim Villa, Unal, Guardiola
Dica de Prognóstico
O Leganés joga em casa e precisa urgentemente de pontuar. Frente a frente vão estar duas equipas que costumam marcar poucos golos e ainda por cima afetadas pela falta de ritmo competitivo. Acreditamos que o Leganés seja capaz de pontuar num encontro que se adivinha com poucos golos.