Leganés – Real Madrid (La Liga)
O já campeão Real Madrid viaja até ao Butarque em busca de encerrar a respetiva campanha com “chave de ouro”. Ao contrário do que acontece com a equipa “merengue”, o Leganés ainda não tem a sua situação devidamente resolvida e as odds abonam a favor da probabilidade de queda para o segundo escalão.
Análise Leganés
O Leganés tem uma missão hercúlea para poder continuar entre a elite do futebol espanhol. A formação dos arredores de Madrid segue no 18º e antepenúltimo lugar da tabela com 35 pontos, menos um que o Celta de Vigo, emblema com o qual concorre diretamente pela última vaga na La Liga 2020/21. As contas são fáceis de fazer: o Leganés precisa de fazer melhor frente ao já campeão Real Madrid que o Celta de Vigo na visita ao “lanterna vermelha” e já relegado Espanyol. A conjuntura é pouco ou nada favorável ao Leganés tendo em conta tanto a exigência do desafio que se prepara para abraçar quanto a elevada probabilidade de o Celta vencer no reduto do Espanyol.
Os pupilos de Javier Aguirre jogam a época em 90 minutos e de tudo farão para aproveitar um potencial relaxamento de uma equipa do Real Madrid já campeão. O atual momento é ótimo: a equipa conquistou nada mais nada menos que 10 pontos em 12 possíveis, resultado de vitórias frente a Espanyol (0-1), Valência (1-0) e Athletic (0-2), tendo empatado diante do Eibar (0-0). Os “Pepineros” vão entrar em cena com os índices motivacionais nos píncaros, focados na conquista dos três pontos e indiferentes ao que possa vir a acontecer na Catalunha entre Espanyol e Celta, cientes no entanto de que não dependem apenas de si para continuar na elite espanhola.
Onze provável: Cuéllar, Tarín, Bustinza, Siovas, Rosales, Silva, Mesa, Amadou, Gil, Ruibal, Guerrero
Análise Real Madrid
Noite de consagração para o Real Madrid. A formação “merengue” somou os dez encontros disputados desde a retoma por vitórias e carimbou a conquista do título espanhol ao vencer o Villarreal por duas bolas a uma na mais recente jornada. O objetivo está cumprido e, três dias depois da celebração, Zinedine Zidane prepara-se para operar várias alterações para medir forças com o Leganés no Butarque, encontro que assinala o fim da atual campanha a nível doméstico. Para o início do mês de agosto está agendado o compromisso com o Manchester City para a Liga dos Campeões que definirá quem segue para os quartos de final da competição, sendo que o Real precisa de dar a volta à desvantagem (1-2) que traz do Bernabéu.
O Real encontra-se em “estado de graça” e, independentemente de quem vá a jogo, impera a convicção de que o conjunto “merengue” deverá ser capaz de alcançar um resultado positivo. Por outro lado, o Leganés, na luta pela sobrevivência, de tudo fará para contrariar o favoritismo da equipa “merengue”. Apesar de ter sofrido golos nos últimos dois jogos, essas foram as únicas duas ocasiões em que Courtois foi buscar a bola ao fundo das redes nos últimos sete encontros disputados pelo Real.
Onze provável: Areola, Nacho, Ramos, Militão, Vázquez, Casemiro, Valverde, Isco, Vinicius, Asensio, Benzema
Dica de Prognóstico
A opção escolhida envolve algum risco e o valor é questionável, mas o contexto leva-nos a optar por esta hipótese. O Leganés joga a vida no escalão máximo e prepara-se para cumprir o jogo mais importante da temporada frente a um rival recém-coroado campeão, em descompressão e provavelmente com algumas alterações no onze inicial.