Leganés – Granada (La Liga)
A jornada 31 da La Liga 2019/20 arranca no Butarque com a realização do embate entre Leganés e Granada. O conjunto da casa luta pela manutenção e ainda não venceu neste regresso à competição, ao passo que o Granada quer recuperar do desaire sofrido às mãos do Villarreal.
Análise Leganés
O atual cenário não é animador para a formação do Leganés, formação que ocupa a penúltima posição da tabela classificativa com os mesmos 24 pontos que o “lanterna vermelha” Espanyol, seis abaixo da linha de perigo. A equipa dos arredores da capital espanhola tem sentido muitas dificuldades neste regresso à ação e leva apenas um ponto conquistado em nove possíveis, cortesia do empate no terreno do rival direto Mallorca (1-1) que sucedeu aos desaires nos confrontos com Valladolid (1-2) e Barcelona (2-0). Óscar Rodriguez, médio de 21 anos, foi o autor dos dois golos do Leganés após a retoma, o primeiro frente ao Valladolid na conversão de uma grande penalidade e o segundo de livre, em Maiorca. Note-se que ambos os golos apontados pelo Leganés após a retoma surgiram na sequência de bolas paradas.
Numa altura em que faltam disputar 24 pontos, o Leganés segue seis abaixo da linha de perigo e precisa urgentemente de regressar às vitórias, tanto pela questão pontual quer pela componente emocional. O Leganés tem jogado de três em três dias desde a retoma e depois de ter entrado em campo ao início da noite de dia 19, regressa à ação exatamente 72 horas depois, importando considerar o desgaste acumulado na viagem até território insular para defrontar o Mallorca. A proximidade entre jogos obriga a promover algumas alterações na equipa para este embate com o Granada.
Javier Aguirre, expulso em Camp Nou, não pôde orientar a equipa a partir do banco em Mallorca, mas já voltará a estar ao leme da equipa nesta receção ao Granada.
Onze provável: Cuéllar, Bustinza, Omeruo, Awaziem, Kévin Rodrigues, Rubén Pérez, Amadou, Óscar Rodríguez, Ruibal, Assalé, Carrillo
Análise Granada
À terceira ocasião em que entrou em cena, o Granada averbou a sua primeira derrota pós-retoma da La Liga. Na receção ao Villarreal, o conjunto do sul de Espanha sucumbiu por uma bola a zero, golo de Gerard Moreno logo ao 11º minuto do desafio. Com os portugueses Rui Silva e Domingos Duarte no onze inicial e Gil Dias lançado já no decorrer do desafio, os “granadinos” até dispuseram das melhores ocasiões para marcar, mas não conseguiram ser tão eficazes quanto o “submarino amarelo”. Apesar de terem rematado mais (14 contra 5), o Villarreal conseguiu chegar ao golo na única ocasião em que rematou enquadrado com a baliza à guarda de Rui Silva. Após a vitória na receção ao Getafe (2-1) e do empate em Sevilha no confronto com o Bétis (2-2), o Granada não conseguiu pontuar nem marcar no “mano a mano” com o Villarreal, apesar das boas indicações deixadas. No que diz respeito ao tempo de descanso, o Granada entrou em cena pela última vez no mesmo dia e à mesma hora que o Leganés, mas atuou em casa e não teve que viajar de avião, contrariamente ao que aconteceu ao conjunto dos arredores de Madrid.
O Granada segue agora no 10º posto da tabela com 42 pontos. O acesso europeu ainda é matematicamente possível, objetivo que no entanto não se afigura fácil de cumprir. As expectativas do Granada no início de época eram bem mais modestas e, como tal, a atual posição é reflexo de um desempenho muito satisfatório, isentando a equipa de pressões na hora de entrar em cena.
Onze provável: Rui Silva, Víctor Díaz, Domingos Duarte, Germán Sánchez, Neva, Eteki, Herrera, Fede Vico, Puertas, Soldado, Carlos Fernández
Dica de Prognóstico
Estamos em crer que há valor na hipótese de ambas as equipas chegarem ao golo. Seis pontos abaixo da linha de perigo, o Leganés tem que apontar à vitória neste desafio.O Granada, por seu turno, dispõe de bons recursos e dinâmicas em termos ofensivos e custa a crer que fique “em branco” pela segunda jornada consecutiva, ainda para mais frente a uma equipa com fragilidades no setor mais recuado como este Leganés.