Leganés – Getafe (La Liga)
O Leganés e o Getafe colocam-se frente a frente esta sexta-feira no Estadio Municipal de Butarque, num desafio a contar para a 15ª jornada da La Liga. O Leganés parece ter encontrado o seu bom momento de forma e chega aqui sem perder nenhum dos últimos seis jogos consecutivos, vencendo os últimos três. Do outro lado também o Getafe chega aqui num bom momento de forma, encontrando-se num momento de forma ascendente e está dentro da corrida pelos lugares de acesso às competições europeias.
O Leganés ocupa o 16º lugar com 16 pontos, fruto de 4 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, com parciais de 14 golos marcados e 18 golos sofridos. Depois de um difícil arranque de temporada, onde somou 6 derrotas nos primeiros 10 jogos consecutivos, o Leganés parece ter encontrado o seu melhor momento de forma, chegando aqui sem perder nenhum dos últimos 6 jogos consecutivos, vencendo os últimos 3, sendo o último deles em terreno do Rayo Vallecano (0-1), um triunfo que lhe valeu o acesso aos oitavos de final da Taça do Rei. Além disto, este bom registo tirou também a equipa dos lugares de despromoção.
A equipa comandada por Mauricio Pellegrino tem conseguido bons resultados em casa, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos aqui disputados, vencendo 3 deles, onde dois destes resultados foram uma vitória contra o Barcelona (2-1) e um empate com o Atlético de Madrid (1-1). Muñoz, Michael Santos, Diego Rolan e Recio estão de fora, todos lesionados. A equipa conta já com 5 pontos acima da linha de água, e vencer aqui para continuar a aumentar essa distância está nos planos do técnico argentino, que tem feito o Leganés mostrar um óptimo futebol de contra-ataque. Jonathan Silva, castigado, Muñoz, Michael Santos e Recio, lesionados, são baixas confirmadas.
Onze Provável: Cuéllar – Omeruo, Siovas e Tarín – Vesga, Pérez, Nyom e García – Rodríguez – En-Nesyri e Carrillo.
O Getafe, por sua vez, ocupa o 9º lugar com 20 pontos, fruto de 5 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, com parciais de 15 golos marcados e 11 golos sofridos. O Getafe chega aqui depois de também ter carimbado mais uma vitória sobre o Córdoba, garantindo assim presença nos oitavos de final da Taça do Rei. A equipa contabiliza apenas uma derrota nos últimos 8 jogos consecutivos, entre campeonato e Taça do Rei, com este desaire a ter chegado na recepção ao Valencia (0-1) na 12ª jornada. A equipa apenas a 1 ponto do 6º lugar, e o objectivo é alcançar os lugares de acesso às competições europeias.
Há ainda que referir o bom momento como visitante, sendo que o Getafe perdeu apenas uma das 7 deslocações do campeonato, tendo esta sido na 1ª jornada em terreno do Real Madrid (2-0). No entanto, a equipa venceu também apenas 1 jogo como visitante, empatando os restantes 4, e contabiliza um total de 8 golos marcados e 7 golos sofridos. A equipa madrilena já provou várias vezes ser muito forte defensivamente, sendo mesmo a 2ª equipa com menos golos sofridos no campeonato, e recentemente parece ter conseguido criar mais oportunidades no último terço do campo, algo que tem vindo a ser um problema ao longo da temporada. Bergara, lesionado, é baixa confirmada.
Onze Provável: Soria – Suárez, Cabrera, Dakonam e Antunes – Maksimovic, Arambarri, Foulquier e Ndiaye – Mata e Molina.
O Leganés tem estado em boa forma, especialmente em casa, mas também o Getafe tem dado boas impressões nas suas últimas deslocações, evitando a derrota nas últimas 6. Tudo aponta para um jogo equilibrado entre duas equipas que atravessam um bom momento de forma, e em que é difícil prever o resultado. O Getafe é uma equipa que defende bem, mas que concedeu golos em 6 dos 7 jogos fora de portas, a passo que o Leganés também marcou em 6 dos 7 jogos disputados em casa. O resultado tanto pode pender para um lado como para o outro, mas apostar a favor de ambas equipas chegarem ao golo parece ser de muito valor neste desafio.