Leganés – Deportivo (La Liga)
O Leganés e o Deportivo medem forças esta sexta-feira no Estádio Municipal de Butarque, num desafio a contar para a 34ª jornada da La Liga. Após uma vitória na recepção ao Celta de Vigo na penúltima jornada, o Leganés voltou a provar o sabor da derrota com a deslocação a casa do Villarreal, mantendo-se assim na metade inferior da tabela. Já o Deportivo não venceu na recepção ao Sevilla, mas somou mais um ponto, aproximando-se do Levante em zona de manutenção, e precisa de pontuar mais uma vez aqui.
O Leganés ocupa o 14º lugar com 39 pontos, fruto de 11 vitórias, 6 empates e 16 derrotas, com parciais de 28 golos marcados e 41 golos sofridos. O Leganés está já 12 pontos acima da linha de água, tendo desta forma a manutenção praticamente assegurada, mas ainda pretende lutar por um lugar na metade cimeira da tabela, estando apenas a 3 pontos do 10º classificado Getafe. Ainda assim, com apenas 3 vitórias nos últimos 13 jogos consecutivos do campeonato, esse objectivo poderá ser mais difícil de atingir do que parece.
Os Pepineros contabilizam uma derrota nos últimos 4 jogos disputados em casa na prova, vencendo os restantes 3, com um total de 5 golos marcados e apenas 2 concedidos. O Leganés manteve a sua baliza invicta em 3 dos últimos 5 desafios em casa, mas agora recebe aqui um Deportivo invicto que luta pela sobrevivência, o que lhe poderá proporcionar a oportunidade perfeita de utilizarem a sua melhor arma ofensiva, o contra-ataque.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Leganés apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Sevilla. Seguiu-se uma derrota por 0-1 na recepção ao Valencia, uma derrota por 3-1 em terreno do Barcelona, uma vitória por 1-0 na recepção ao Celta de Vigo, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Villarreal. Szymanowski e Mantovani, ambos lesionados, são baixas confirmadas.
Onze Provável: Cuéllar – Zaldua, Bustinza, Siovas e Rico – Pérez, Pires e Eraso – Zhar, Guerrero e Ramos.
O Deportivo, por sua vez, ocupa o 18º lugar com 27 pontos, fruto de 6 vitórias, 9 empates e 18 derrotas, com parciais de 32 golos marcados e 65 golos sofridos. O Depor ganhou confiança com a vitória sobre o Málaga e repetiu o feito sobre o Athletic Bilbao, somando duas vitórias seguidas no campeonato pela primeira vez desde 2015, e voltou a manter-se invicto na última jornada, com a recepção ao Sevilla, empatando a zero.
Esta serie de resultados deixou o Deportivo mais próximo de conseguirem a tão desejada manutenção, embora ainda esteja 4 pontos abaixo da linha de água, com o Levante à sua frente com 31 pontos. A vitória em terreno do Athletic Bilbao veio pôr fim a uma serie de 6 derrotas consecutivas como visitantes, tornando-se clara a sua dificuldade em pontuar como visitante. Ainda assim, vencer aqui é imprescindível para a turma de Seedorf manter vivo o sonho de continuar no principal escalão de futebol espanhol, já que nas próximas jornadas enfrentam o Barcelona e Celta de Vigo.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Deportivo apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 na recepção ao Las Palmas. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno do Atlético de Madrid, uma vitória por 3-2 na recepção ao Málaga, uma vitória por 2-3 em terreno do Athletic Bilbao, e na última jornada, um empate por 0-0 na recepção ao Sevilla. Krohn-Dehli, Bóveda e Muntari, lesionados, são baixas confirmadas.
Onze Provável: Martínez – Juanfran, Schar, Albentosa e Luisinho – Mosquera, Guilherme e Borges – Colak – Pérez e López.
O Leganés venceu 2 dos únicos 3 confrontos directos, tendo o Deportivo vencido o restante.
Deportivo | 1-0 | Leganés |
Liga Espanhola 17/18
|
Leganés | 4-0 | Deportivo |
Liga Espanhola 16/17
|
Deportivo | 1-2 | Leganés |
Liga Espanhola 16/17
|
O Deportivo encontra-se em zona de descida e precisa de pontuar obrigatoriamente neste desafio para manter vivo o sonho de se manter na La Liga. O Leganés não tem nada pelo qual lutar a não ser pelo seu orgulho, e irá enfrentar aqui um Depor que deverá adoptar uma postura ofensiva de forma a criar o máximo de oportunidades de golo possível, com os Pepineros a deverem responder bem em contra-ataques.