Leeds – Leicester (Premier League)
A ronda 7 da Premier Legaue 2020/21 chega ao fim com a realização de um embate que tem tudo para ser dos mais entusiasmantes da ronda. O espetacular Leeds de Marcelo Bielsa defronta o Leicester, adversário que vai a Elland Road apostado em somar três pontos.
Análise Leeds
O Leeds tem estado à altura das melhores expectativas em ano de regresso ao principal escalão do futebol inglês. A armada comandada por Marcelo Bielsa, fiel às filosofias do seu jogador, pratica um futebol de vertigem, apresenta qualidade individual e coletiva no processo ofensivo e aborda todo e qualquer desafio de forma destemida, independemente do valor do adversário. Esta forma de atuar já permitiu travar o candidato Manchester City (1-1) e quase valeu pontos na ronda inaugural que culminou com um desaire tangencial diante do campeão Liverpool (4-3) em Anfield. Nos restantes quatro jogos para a Premier League, só o Wolves, equipa mais portuguesa da Premier, foi capaz de bater este Leeds por uma bola a zero, ao passo que os outros desafios cuominaram com vitórias frente a Fulham (4-3), Sheffield United (0-1) e Aston Villa (0-3). Já se sabe que Bielsa “prefere ganhar 4-3 que 1-0” e, neste embate com o Leicester, a sua equipa entrará em cena apostada em somar os três pontos.
O Leeds teve mais de uma semana para preparar este embate, uma vez que entrou em campo pela última vez a 23 de outubro, na vitória por três bolas a zero em Villa Park. Patrick Bamford, com um “hat-trick”, foi a figura maior de uma grande exibição coletiva que foi justamente premiada com uma vitória por boa margem. No 11º lugar com dez pontos conquistados até então, o Leeds leva 12 golos marcados (só não marcou ao Wolves) e nove sofridos.
Phillips, Berardi e Llorente continuam indisponíveis. A única mudança em relação ao onze que defrontou o Villa deverá ter que ver com a entrada de Shackleton para o lugar de Struijk.
Onze provável: Meslier, Dallas, Koch, Ayling, Alioski, Shackleton, Klich, Hélder Costa, Harrison, Rodrigo, Bamford
Análise Leicester
O Leicester leva mais dois pontos conquistados que o Leeds ao cabo de seis jornadas – quatro vitórias e duas derrotas. Os “foxes” também estão a disputar a fase de grupos da Liga Europa, situação que obriga Brendan Rodgers a uma gestão cuidada dos esforços dos seus jogadores. Ainda que Rodgers privilegie a participação na Premier, o Leicester tem respondido bem na prova continental e venceu mesmo os dois primeiros jogos frente a Zorya (3-0) e, na última quinta-feira (29), ao AEK (1-2). Em suma, o Leicester chega aqui “embalado” por três vitórias, dado que pelo meio foi ao Emirates surpreender o Arsenal (vitória por uma bola a zero), respondendo assim ao desaire da jornada anterior frente ao Aston Villa (0-1). À entrada para esta visita a Elland Road, note-se que o Leicester venceu os três encontros que disputou fora de portas: West Brom (0-3), Manchester City (2-5) e o mais recente e já citado encontro com o Arsenal (0-1). Tal e qual como o Leeds, também o Leicester apresenta bons números do ponto de vista ofensivo com 13 golos marcados em seis jogos, o que perfaz uma média ligeiramente superior a dois golos/jogo.
Os pupilos de Rodgers estão perfeitamente entrosados, têm atuado a bom nível e chegam aqui à procura de um resultado positivo. Para além do desgaste acumulado por alguns jogadores em Atenas, há outro “handicap” a contrariar: o número de baixas que se verificam, dado que Castagne, Ndidi, Ricardo Pereira, Amartey e Soyuncu continuam entregues aos cuidados do departamento médico.
Onze provável: Schmeichel, Fofana, Evans, Fuchs, Albrighton, Justin, Tielemans, Mendy, Maddison, Praet, Vardy
Dica de Prognóstico
As duas equipas sobem ao relvado de Elland Road dispostas a vencer a partida, perspetivando-se que as ocasiões de golo se sucedam de parte a parte. A probabilidade de ambas as equipas marcarem é elevada.