Lech – Fiorentina (Liga Europa)
O Lech Poznan e a Fiorentina medem forças no INEA Stadion, em Poznan, num embate a valer para a 4ª jornada do Grupo I, da Liga Europa. Num agrupamento liderado pelos suíços do FC Basel, com 6 pontos, este conjunto da casa divide o 2º lugar com o 3º classificado, Belenenses, ambos com 4 pontos, o que deixa os polacos com a ambição de repetir o triunfo da última jornada, em Itália. Já a Fiorentina parece não estar a conseguir reflectir a sua excelente forma, na competição caseira, na Liga Europa, ocupando o último lugar deste Grupo I, com apenas 3 pontos.
O Lech Poznan ocupa então o 2º lugar neste Grupo I com 4 pontos, fruto de 1 vitória, 1 empate e 1 derrota, com parciais de 6 golos marcados e 4 golos sofridos. Esta temporada, os Ferroviários começaram a sua jornada nas competições europeias pela Liga dos Campeões, onde acabaram por ser eliminados pelo FC Basel na 3ª Pré-Eliminatória, o que os lançou automaticamente para o play-off de acesso à Liga Europa, onde por sua vez, conseguiram eliminar o Videoton. Quanto à competição caseira, este conjunto orientado por Jan Urban não se está a conseguir impor na tabela de classificação geral, onde ocupa 15º lugar com 10 pontos, fruto de 2 vitórias, 4 empates e 8 derrotas, com parciais de 12 golos marcados e 22 golos sofridos. Apenas a 1 ponto do último lugar, os polacos têm que concentrar mais esforços na competição caseira e subir na tabela, ou serão forçados a disputar o play-off de despromoção, o que os deixará incapazes de disputar qualquer competição europeia na próxima temporada. No entanto, há 5 jogos sem provar o sabor da derrota, em todas as competições, os Ferroviários parecem já ter encontrado o caminho certo, e tendo vencido a Fiorentina, em Itália, os polacos têm confiança suficiente para repetir este feito, agora na Polónia, e somar os 3 pontos, de forma a ficar o mais próximo possível da próxima etapa da prova.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Lech Poznan apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 na recepção ao Ruch Chorzów. Seguiu-se uma vitória por 1-2 em terreno da Fiorentina, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 0-1 em terreno do Legia Varsóvia, uma vitória por 0-1 em terreno do Zaglebie Lubin, em jogo a contar para a Taça da Polónia, e na última jornada, uma empate por 1-1 em terreno do Slask Wroclaw. Para este jogom Dawid Kownacki e Marcin Robak estão de fora, ambos lesionados.
Onze Provável: Buric – Ceesay, Arajuuri, Kaminski e Kádár – Tetteh e Linetty – Lovrencsics, Gajos e Pawlowski – Thomalla.
A Fiorentina, por sua vez, é última classificada deste Grupo I com apenas 3 pontos, fruto de 1 vitória e 2 derrotas, com parciais de 6 golos marcados e 4 golos sofridos. Os Príncipes de Florença estão a enfrentar algumas dificuldades em demonstrar o seu valor nesta competição europeia, tendo a sua única vitória sido conquistada em território português, frente ao Belenenses, e perdido por duas vezes no seu próprio reduto, o que o lançou para o fundo deste agrupamento. Por outro lado, a sua prestação na Serie A é totalmente oposta à da Liga Europa, onde disputa a liderança da tabela de classificação geral com os mesmos 24 pontos que o Inter de Milão, fruto de 8 vitórias e 3 derrotas, com parciais de 22 golos marcados e 9 golos sofridos. Sob os comandos de Paulo Sousa, os Viola têm então mostrado o seu valor na competição caseira, restando então pôr toda a sua qualidade em campo nos jogos da Liga Europa, sendo que este era, teoricamente, o conjunto mais forte deste Grupo I. Cabe então a Paulo Sousa e aos seus homens redimirem-se dos fracos desempenhos que têm vindo a mostrar e presentear os seus adeptos com uma vitória fora de portas.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, a Fiorentina apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-1 em terreno do Nápoles. Seguiu-se uma derrota por 1-2 na recepção ao Lech Poznan, em jogo a contar para a Liga Europa, uma derrota por 1-2 na recepção à AS Roma, uma vitória por 0-2 em terreno da Hellas Verona, e na última jornada, uma vitória por 4-1 na recepção ao Frosinone. David Astori é a unica baixa certa para este jogo, ficando Marcos Alonso e Jakub Blaszczykowski ainda em dúvida.
Onze Provável: Tatarusanu – Roncaglia, Rodríguez e Tomovic – Rebic, Valero, Badelj e Alonso – Llicic e Bernardeschi – Kalinic.
Em toda a história, estes dois conjuntos apenas se encontraram por uma vez, tendo o Lech Poznan levado a melhor.
Fiorentina
|
1-2 |
Lech Poznan
|
Europa League 2015/16
|
Apesar do factor casa, e de ter vencido o último encontro, em Itália, são os italianos que partem como favoritos para este jogo. Graças à sua qualidade técnica e a uma boa organização dentro de campo, os Príncipes de Florença deverão usufruir das melhor oportunidades de golo, ambicionando também recuperar os pontos perdidos nas primeiras jornadas desta Liga Europa.