Las Palmas – Real Madrid (La Liga)
Os Merengues cederam os primeiros pontos na jornada a meio da semana, frente ao Villarreal. As lesões de Casemiro e Marcelo preocupam em vésperas de viagens para Las Palmas e Dortmund. A Unión Deportiva perdeu os dois últimos jogos fora de casa e espera poder tirar partido dos condicionalismos do Real e do regresso às Ilhas para pontuar.
Não é comum encontrar um treinador das principais ligas do mundo afirmar que provavelmente a sua equipa tem mais pontos do que os que merece. Mas Quique Setién não é um treinador qualquer. O Las Palmas está na quinta posição em La Liga, ao fim de cinco jornadas (3V/ 2D) mas o técnico reconhece que as exibições não têm sido famosas. Numa entrevista a um diário de referência o técnico fala dos ensinamentos que a prática do xadrez lhe deu para a vida e que aplica na abordagem ao futebol: pensar duas vezes antes de ceder à ação impulsiva e procurar ter uma visão alargada do tabuleiro. Por isso Setién sabe que a equipa da UD tem que melhorar vários componentes para ter futuro, quando a ponta de sorte que tem tido acabe.
O Las Palmas perdeu os últimos dois jogos na estrada, em Sevilla (2-1) há duas semanas e em San Sebastián (4-1) na passada quarta-feira. Justiça seja feita, a Real Sociedad entrou a matar e teve daqueles jogos em que tudo corre de feição, a começar por se encontrar a vencer logo no minuto inicial. Willian José teve uma partida inspirada: marcou dois golos, o primeiro a abrir, e esteve no lance que levou ao penálti que Carlos Vela converteu para 2-0. Podemo-nos sentir tentados a pôr parte das culpas da derrota em Kévin-Prince Boateng, que travou a bola com o braço e foi expulso aos vinte e dois minutos, prejudicando duplamente o grupo. Mas está longe de ser o único responsável. A defesa no seu conjunto esteve mal e a equipa ressentiu-se da rotação imposta por Setién.
Hernán, Javi Castellano e Bigas são os lesionados; Boateng cumpre castigo pelo vermelho direto.
Onze Provável: Varas – Michael Macedo, Lemos, Aythami, Dani Castellano – Tana, Roque Mesa, Vicente Gómez – Zhar, Livaja, Viera.
O Real Madrid cedeu os primeiros pontos da temporada na quarta-feira. Sergio Ramos fez o seu número. Foi dele o erro que originou o penalti que Bruno Soriano concretizou para o Villarreal ganhar vantagem. E para se redimir foi ao outro extremo do relvado fazer o golo do empate. Mesmo chamando ao jogo Morata e Lucas Vázquez, para render Gareth Bale e Karim Benzema, Zidane não conseguiu qua a equipa marcasse o golo tardio que valesse a vitória. Felizmente para os Merengues, os rivais que se defrontaram em Camp Nou dividiram os pontos entre si. O Real Continua na primeira posição, com treze pontos, dois pontos à frente do Sevilla. O Real jogou sem Luka Modric, tocado, e sem Casemiro. Dois elementos preponderantes do mecanismo que rege o futebol da equipa. O croata controla os espaços e os tempos de ação; o espanhol é o responsável por manter os equilíbrios. Num dia em que os homens do ataque estejam inspirados, ou em que enfrentem uma defesa menos sólida, os Merengues têm recursos para marcar golos e decidir as partidas, mesmo sem o controlo do meio-campo.
O empate interrompeu uma sucessão de seis vitórias consecutivas para o Real, em todas as competições. Modric parece estar recuperado mas a lesão de Casemiro – uma fissura no perónio – implica cerca de um mês de ausência. Se não fosse suficiente, a equipa perde também Marcelo – com um problema muscular – durante quinze dias. Keylor Navas vai ser titular.
Onze Provável: Navas – Carvajal, Ramos, Varane, Nacho – Modric, Kroos, James Rodríguez – Bale, Benzema, Ronaldo.
Las Palmas | 1-2 | Real Madrid |
Liga BBVA 2015/16
|
Real Madrid | 3-1 | Las Palmas |
Liga BBVA 2015/16
|
Na temporada passada o Real venceu os dois embates da Liga Espanhola.