Juventus – Fiorentina (Serie A)
A Juventus e a Fiorentina colocam-se frente a frente este domingo na Juventus Stadium, num desafio a contar para a 22ª jornada da Serie A. A actual campeã em título acabou por sucumbir na última jornada às mãos do Nápoles, e agora procura redimir-se diante dos seus adeptos. Do outro lado chega uma Fiorentina que acabou derrota às mãos do Inter de Milão a meio da semana, na Taça de Itália, tendo usufruído de menos tempo de preparação para um desafio desta magnitude.
A Juventus ocupa o 1º lugar com 51 pontos, fruto de 16 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, com parciais de 40 golos marcados e 21 golos sofridos. Depois de vitórias sobre o Cagliari (4-0), AS Roma (1-2), Udinese (4-0) para a Taça de Itália, Parma (2-1) e AS Roma (3-1) para a Taça de Itália, a Juve acabou por sucumbir às mãos do Nápoles no passado fim-de-semana (2-1), permitindo assim que o Inter ficasse mais próximo, ficando agora apenas 3 pontos a separar o 1º e 2º classificado. Para a liga italiana, esta vitória frente aos Azzurri pôs fim a um registo de cinco vitórias consecutivas, mas assinalou também mais uma prestação medíocre da equipa, especialmente na 1ª parte, onde não conseguiram efectuar um único remate à baliza.
Em casa é onde La Vecchia Signora soma melhores resultados no campeonato, vencendo 9 dos 10 jogos disputados, empatando o restante, registando ainda 24 golos marcados e 10 golos sofridos. Na verdade, a Juve não perdeu nenhum dos últimos 31 jogos em casa para a Serie A, e Sarri precisa de saber liderar a Juventus de volta às vitórias, especialmente com uma exibição de encher o olho para se redimir da última. Chiellini, Khedira, De Sciglio, Demiral, Danilo e Pjanic estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Szczesny – Cuadrado, Bonucci, Ligt e Sandro – Bentacur, Matuidi e Rabiot – Ramsey – Higuaín e Ronaldo.
A Fiorentina, por sua vez, ocupa o 13º lugar com 25 pontos, fruto de 6 vitórias, 7 empates e 8 derrotas, com parciais de 25 golos marcados e 29 golos sofridos. Depois de empatar em terreno do Bologna (1-1), a Fiorentina foi arrancar três vitórias consecutivas, batendo o SPAL (1-0), Atalanta (2-1) para a Taça de Itália e Nápoles (0-2), acabando depois por empatar na recepção ao Génova (0-0) e, a meio desta última semana, acabou derrotada diante do Inter de Milão.
Os Viola estão a dar sinais de melhoria no campeonato italiano, encontram-se invictos há quatro jogos consecutivos da prova, mas há que deixar claro que a equipa soma apenas duas vitórias nos últimos 11 jogos da Serie A, embora ainda que com este registo a equipa esteja já 10 pontos acima da linha de água. A jogar fora de portas, os Príncipes de Florença venceram apenas 3 dos 10 jogos disputados para o campeonato, empatando 3 e perdendo 4, registando 14 golos marcados e 15 golos sofridos. Importa ainda referir que a equipa venceu apenas 1 dos últimos 5 que disputou nestas condições. Ribéry, lesionado, Cáceres e Milenkovic, ambos castigados, são todos baixas confirmadas.
Onze Provável: Dragowski – Ceccherini, Pezzella e Ranieri – Pulgar, Castrovilli, Benassi, Venuti e Lirola – Chiesa e Vlahovic.
Apesar do momento menos bom dos Príncipes de Florença, estes são a única equipa ainda por conceder um golo da formação de Maurizio Sarri. Contudo, com as ausências da equipa, com o momento menos bom que atravessa, e tendo em conta que a Juventus actua em casa, à procura de se redimir da derrota da última jornada. Prevê-se uma Fiorentina mais fechada, contra uma Juventus mais dominante em posse e a conseguir usufruir de melhores oportunidades de golo.