Joinville – Ceará (Brasileirão Série B)
Joinville e Ceará defrontam-se em encontro relativo à décima jornada da Série B, equipas com sortes distintas na ronda disputada a meio da semana. Enquanto que o Joinville recebeu e empatou a zero com o segundo colocado Atlético Goianiense, o Ceará conquistou um triunfo importante na receção ao Brasil de Pelotas por três golos sem resposta. Encontro interessante em perspetiva na abertura da autêntica maratona que é o segundo escalão do futebol brasileiro.
É certo que o Joinville tem estado abaixo das expectativas nesta primeira etapa da Série B, mas a última jornada provou que os comandados de Hemerson Maria têm capacidade para ombrear com emblemas que têm aspirações elevadas, tal como demonstra o empate (0-0) na receção ao Atlético Goianiense, que abandonou a liderança em virtude da triunfo do Vasco da Gama diante do Náutico. Na 15ª posição com 10 pontos, o empate acabou por se revelar um mal menos para a equipa da casa, cuja prestação não está a a ser condizente com aquilo a que se propôs.
A jogar em casa, o Joinville ainda não conseguiu vencer nesta edição da Série B. Empatou nos jogos diante do Criciúma (0-0), do Londrina (1-1) e do Atlético Goianiense (0-0), perdendo no entanto com o atual líder Vasco da Gama (0-2). Os dois triunfos que conquistou até à data aconteceram nos terrenos do Tupi (1-2) e o Avaí (0-1). Há sensivelmente um mês, o Joinville recebeu o Ceará em encontro relativo à Copa do Brasil e também não foi feliz, ao perder por uma bola a zero. Embora a direção tenha conseguido alguns reforços já com a competição a decorrer, o Joinville não tem conseguido melhorar significativamente.
Onze Provável: Oliveira, Éverton Silva, Ligger Malaquias, Bruno Aguiar, Diego, Naldo, Paulinho Dias, Pereira, Carlos Alberto, Juninho, Gabriel Vasconcelos
Candidato à subida, o Ceará está motivado na sequência do triunfo conquistado diante do Brasil de Pelotas (3-0) – hat-trick de Bill – e quer continuar na luta por um lugar entre o “G4” que dá direito à subida de divisão. Neste momento tem 16 pontos, tanto quanto o Náutico que é quarto colocado, mas a luta pelos primeiros lugares da pauta classificativa é acérrima. Dar sequência à boa exibição da última jornada é essencial e o Ceará viaja até à Arena Joinville com a confiança nos píncaros. Além da motivação resultante da vitória na passada terça-feira, a formação de Fortaleza tem outra razão para abordar este encontro com optimismo: Afinal, venceu os dois compromissos que disputou diante do Joinville no último mês, válidos pela Copa do Brasil.
Fora de portas, para a Série B, o Ceará tem uma taxa de aproveitamento de 50 por cento. Venceu nas deslocações que realizou aos terrenos do CRB (0-3) e do Sampaio Corrêa (2-3), mas perdeu com o Avaí (4-2) e com a Luverdense (2-0). Com 16 golos marcados, o Ceará tem o melhor ataque da competição a par do Bahia. Depois deste encontro, o Ceará realizará dois encontros caseiro frente ao Oeste e ao Náutico.
Onze Provável: Éverson, Eduardo, Charles, Valdo, Thallyson, Richardson, Felipe, João Marcos, Ricardinho, Rafael Costa, Bill
O Ceará levou a melhor diante do Joinville nos dois encontros que disputaram entre si em maio, na Copa do Brasil. Em contexto de Série B, o Joinville bateu o Ceará (3-0) na 30ª jornada da Série B 2014, isto depois de ter saído de Fortaleza com uma vitória na primeira volta (1-3). À entrada para esta partida, o Ceará surge com estatuto de favorito e tem tudo para confirmá-lo dentro das quatro linhas, tendo em conta o bom momento que atravessa.