Itália – Malta (Euro 2016)
Os extremos tocam-se na sétima jornada do Grupo H do apuramento para o Euro 2016 em futebol, com a seleção transalpina, segundo classificado e perseguidor feroz da líder Croácia, recebe em casa uma seleção de Malta que ainda não foi além de um empate nesta prova. Os italianos, como é óbvio, têm no seu horizonte bem mais que o apuramento, podendo colocar-se como um dos favoritos a vencer o título europeu no final desta temporada. A equipa maltesa, por sua vez, não pensa para além de tentar escapar ao último lugar do grupo, missão que terá como bem complicada.
A Itália está há quatro encontros sem ganhar. Três empates divididos entre a qualificação, na Bulgária e na Croácia, e um outro frente a Inglaterra, em jogo particular. Também foi um particular que, no final da temporada passada, terminou com uma derrota para a equipa italiana, que assim tem que recuar até novembro do ano passado para encontrar uma vitória na sua agenda, em amigável com a Albânia. Felizmente Malta poderá acabar por pagar a fatura de tanta derrota. Os italianos fizeram algumas alterações à sua lista, não poderão contar com Astori, Marchisio ou Giovinco, que ainda foi chamado mas fica de fora por lesão, com Antonio Conte a tentar uma vitória óbvia neste encontro de maneira a fechar com chave de ouro e três pontos por jogo o calendário que lhe falta até ao final do apuramento. Mais gente no ataque e, sobretudo, mais agressividade frente a um adversário que se fechará no seu reduto, serão a chave para o início da goleada esperada.
Onze Provável: Buffon – De Sciglio, Bonucci, Chiellini, Darmian – Pirlo – Candreva, Parolo, De Rossi, Insigne – Pellé.
Malta conseguiu, em junho passado, uma vitória sobre a Lituânia em jogo de preparação, mas na fase de grupos, não foi ainda além de um simples empate, conseguindo até fora de casa, na Bulgária. Com os búlgaros a serem capazes do melhor e do pior, é de assinalar que os malteses poderão, através do seu esquema mais defensivo, conseguir causar alguns problemas a uma seleção de Itália que só terá pensamento para marcar. O defesa Edward Herrera é a ausência mais digna de registo nesta equipa, que continua a ter no experiente Michael Mifsud a sua chave para criar perigo. No entanto, há já outros nomes, mais jovens, que podem neste momento ter um papel de crescente importância na equipa, ainda que o afluxo de jogadores estrangeiros aos clubes malteses faça com que existam cada vez menos jogadores com experiência internacional ao dispor do técnico Pietro Ghedin, que jogará contra a seleção do seu país de origem.
Onze Provável: Haber – A. Muscat, Agius, Camillieri, Z. Muscat – Briffa, R. Muscat – Fenech, M. Mifsud, Failla – Effiong.
Foi sempre a Itália a ganhar em todos os jogos disputados frente a Malta, que apenas conseguiu marcar por duas vezes em sete encontros. No último jogo entre estas seleções, no entanto, a Itália ficou-se pela margem mínima.
Malta | 0-1 | Itália | Euro 2016 (Q) |
Malta | 0-2 | Itália | WC2014 UEFA |
Itália | 2-0 | Malta | WC2014 UEFA |
Favoritismo total para os transalpinos, que aspiram a conseguir vencer por goleada.