Inglaterra – São Marino (Mundial 2022)
Esta quinta-feira, o relvado do Wembley Stadium, o estádio nacional sediado em Londres, a seleção da Inglaterra irá fazer a cortesia da receção à sua congénere de São Marino, num jogo que espera altamente desequilibrado do início ao fim. A partida é referente à 1.ª jornada do Grupo I da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022, onde a formação orientada pelo selecionador Gareth Southgate se perfila como a favorita a terminar no topo da tabela classificativa. Já ao conjunto orientado por Franco Varrella espera-lhe uma longa travessia no deserto, cabendo a São Marino o objetivo de tentar sofrer o menor número de golos possível e acumular mais alguma experiência numa fase de qualificação para um grande torneio internacional de seleções.
Análise Inglaterra
A seleção da Inglaterra tem vindo a crescer nos últimos anos em relação à sua realidade imediatamente anterior, muito por culpa do bom trabalho levado a cabo pelo selecionador Gareth Southgate, que tem sido responsável pela transição no futebol do seu país, especialmente por via de uma aposta em vários jovens de enorme potencial e já com muita qualidade no imediato. Depois de uma fase de qualificação para o Euro 2020 onde cumpriu com facilidade as expectativas, a turma inglesa vem de uma campanha fraca na mais recente edição da Liga das Nações.
No Grupo 2 da Liga A, a equipa orientada por Southgate não conseguiu melhor que somar um total de 10 pontos em seis jornadas (três vitórias, um empate e duas derrotas, com sete golos marcados e quatro golos sofridos), pelo que acabou mesmo como 3.ª classificada, num grupo onde ficou atrás de Bélgica e Dinamarca e apenas à frente da Islândia. No passado mês de novembro, a Inglaterra realizou três jogos, tendo vencido a República da Irlanda (3-0) num encontro de preparação, antes de fechar a fase de grupos da Liga das Nações com uma derrota frente à Bélgica (0-2) e um triunfo caseiro contra a Islândia (4-0).
Onze provável: Pope – Walker, Coady, Maguire – Trippier, Bellingham, Rice, Shaw – Foden, Lingard – Calvert-Lewin
Análise São Marino
No fundo da lista referente à última atualização do ranking FIFA, mais especificamente na 210.ª posição, a seleção de São Marino apresenta-se como um dos conjuntos mais débeis do mundo do futebol internacional, pelo subdesenvolvimento da modalidade no país em questão. Como tal, espera-se uma prestação na linha do que tem sido habitual de há vários anos a esta parte, até porque a concorrência oferecida neste Grupo I do apuramento para o Mundial 2022 não se prevê como fácil de lidar, por parte do conjunto orientado pelo selecionador Franco Varrella.
No cardápio mais recente, São Marino tem um trajeto que reflete bem a sua falta de qualidade na última fase de apuramento para o Euro 2020, onde acabou como 6.º e último classificado de um grupo com Bélgica, Rússia, Escócia, Chipre e Cazaquistão, com saldo de zero pontos e um total de um golo marcador e 51 golos sofridos. Na última edição da Liga das Nações, o melhor que São Marino conseguiu foi somar dois pontos, nos empates com o Liechtenstein (0-0) e Gibraltar (0-0). Ainda assim, a turma de Varrella acabou como última na tabela classificativa do Grupo 2 da Liga D, com três pontos atrás do Liechtenstein e a seis da liderança de Gibraltar.
Onze provável: Benedettini – Battistini, Brolli, Rossi, Palazzi – Golinucci, Lunadel – Tomassini, Hirsch, Ceccaroli – Nanni
Dica de Prognóstico
Num jogo que não deverá ter grande história, devido ao enorme fosso que separa as duas equipas tanto em termos de qualidade individual, como coletiva, a Inglaterra deverá ter uma tarefa bastante facilitada pela frente. São Marino é um conjunto bastante fraco, que possui jogadores de um patamar competitivo consideravelmente inferior à média do futebol europeu, tendo aqui pela frente um adversário robusto e que se apresenta, atualmente, como uma das melhores equipas no panorama internacional global. Assim sendo, num grupo odne também existirá a concorrência da Polónia, é esperado que a turma de Gareth Southgate aproveite para ganhar e tentar o melhor resultado possível. Perspetivando-se um jogo onde a Inglaterra deva vir a criar um número altíssimo de oportunidades de golo durante o tempo regulamentar, o melhor investimento será referente ao mercado de total de golos na 1.ª parte, a favor de Mais de 2,5 golos ao Intervalo, com uma cotação de 1.40 na casa de apostas Solverde.