Inglaterra – Dinamarca (Euro 2020)
A segunda meia final do Euro 2020, após a qual ficará conhecida a grande final da competição, está agendada para o final da tarde da próxima quarta-feira, no Wembley Stadium, em Londres, entre as seleções nacionais da Inglaterra e da Dinamarca. A equipa comandada pelo selecionador Gareth Southgate está a um pequeno passo de confirmar a ambição de chegar à final do Europeu, num trajeto onde jogou sempre em casa. Para isso, a seleção dos “Três Leões” terá de eliminar a corajosa seleção de Kasper Hjulmand, que já assumiu publicamente a força criada com a situação de Christian Eriksen para tentar chegar o mais longe possível, sendo que tudo o que vier de seguida será puro lucro.
Análise Inglaterra
A seleção da Inglaterra marca presença nesta meia final do Euro 2020 com o estatuto de favorita das casas de apostas a vencer a competição de seleções da UEFA e, assim, com o peso das expectativas sob os seus ombros. Na fase de grupos, a equipa orientada pelo selecionador Gareth Southgate terminou no 1.º lugar da tabela classificativa do Grupo D, com sete pontos de registo, três acima da Croácia e da República Checa. Em três partidas realizadas em Londres, a turma inglesa somou duas vitórias e um empate, com dois golos marcados e zero golos sofridos.
Por sinal, a melhor versão da Seleção Inglesa parece ter chegado com a chegada das fases a eliminar do Europeu. Num jogo bem disputado, mas onde foi mais eficiente nos vários planos, a Inglaterra levou de vencida a Alemanha, por 2-0, e seguiu em frente nos oitavos de final, sabendo que não teria, em teoria, outro adversário tão complicado na caminhada para a final. No passado sábado, a equipa de Southgate mostrou um futebol mais ofensivo do que havia feito até aqui, beneficiando da permissividade defensiva da Ucrânia para golear, por 4-0, e reforçar os índices de confiança antes da meia final.
Onze provável: Pickford – Walker, Stones, Maguire, Shaw – Phillips, Rice – Saka, Mount, Sterling – Kane
Análise Dinamarca
A seleção da Dinamarca tem tido um percurso bastante interessante nesta fase final do Europeu de 2020, até porque arrancou mal em termos de resultados, sem que seja possível dissociar a má estreia do episódio com Christian Eriksen (que deverá ficar afastado dos relvados do mais alto nível para sempre). Contas feitas à prestação no Grupo B, o conjunto do selecionador Kasper Hjulmand foi a tempo de carimbar a qualificação direta, como 2.º classificado, apesar de ter os mesmos três pontos da Finlândia e da Rússia. Em três partidas, saldo de uma vitória e duas derrotas, com cinco golos marcados e quatro golos sofridos.
Após a goleada de 4-1 à Rússia, que se revelou determinante para o apuramento para os “oitavos”, a Seleção Dinamarquesa voltou a mostrar-se de arromba, no jogo da primeira fase a eliminar, contra o País de Gales (4-0), em Amsterdão. Isto numa partida onde, pelo futebol jogado, as coisas até começaram algo tremidas para os dinamarqueses. No passado sábado, a Dinamarca enfrentou, em Baku, a República Checa e ganhou, por 2-1, mostrando-se novamente superior, ainda que tenha beneficiado de uma vantagem sólida criada ainda na primeira parte e que tenha tido de sofrer no segundo tempo para segurar a liderança na marcha do marcador até ao apito final.
Onze provável: Schmeichel – Christensen, Kjaer, Vestergaard – Larsen, Delaney, Hojbjerg, Maehle – Braithwaite, Damsgaard – Dolberg
Dica de Prognóstico
A verdade é que a Inglaterra chega a esta meia final sem qualquer golo sofrido neste Campeonato da Europa até ao momento, tendo já enfrentado uma seleção de grande gabarito (a Alemanha) e outros adversários teoricamente claramente uns furos abaixo. Desta feita, a Dinamarca não se perfila, do ponto de vista matemático, como um adversário do mesmo nível, mas a verdade é que a pressão neste jogo estará toda do lado dos ingleses, que têm tido nos últimos tempos uma dificuldade quase crónica em cumprir as expectativas. Mais solta, a equipa de Hjulmand promete vir a ser um osso duro de roer para a formação inglesa, até pela capacidade coletiva demonstrada por esta Dinamarca nos vários momentos do seu jogo. Assim, o melhor investimento será no mercado de Handicap Asiático, disponibilizado na Solverde, a favor de Dinamarca (+1), com cotação de 1.52.