Países Baixos – Turquia (Mundial 2022)
Num encontro referente à realização da 6.ª jornada do Grupo G da fase de qualificação da UEFA para o Campeonato do Mundo de 2022, a seleção nacional dos Países Baixos receberá a visita, em Amsterdão, na Johan Cruijff Arena, da sua congénere da Turquia, na próxima terça-feira. O conjunto orientado por Louis van Gaal está atrasado na luta pelo acesso direto à fase final do Qatar’22 e pretende somar três pontos que lhe permita ultrapassar os turcos no topo da tabela. A equipa de Senol Günes sabe que pontuar vale continuidade à frente dos holandeses, mas há ainda a Noruega nas contas.
Análise Países Baixos
A seleção nacional dos Países Baixos chega a esta partida com um trajeto relativamente abaixo do esperado nesta fase de qualificação, onde segue com registo de 10 pontos ao fim de cinco jornadas. Lado a lado com a Noruega e a um ponto da liderança da Turquia, o grupo de Louis Van Gaal aparece no 2.º lugar da tabela classificativa do Grupo G, três pontos acima do Montenegro. Em cinco jogos, os holandeses somaram três vitórias, um empate e uma derrota, com 16 golos marcados e cinco golos sofridos.
No retrospeto mais recente dos Países Baixos está inevitavelmente a campanha no Euro 2020, bastante convincente na fase de grupos, mas terminada precocemente com a eliminação nos “oitavos” frente à República Checa. Na última semana, a “Laranja Mecânica” voltou à ação com um empate na visita à Noruega (1-1), na estreia de Louis van Gaal como sucessor de Frank De Boer no cargo de selecionador nacional. Este sábado, os Países Baixos receberam e golearam o Montenegro, por 4-0.
Onze provável: Bijlow – Dumfries, Vrij, Dijk, Malacia – Wijnaldum, Jong, Klaassen – Berghuis, Depay, Gakpo
Análise Turquia
A seleção nacional da Turquia vai para esta 5.ª jornada motivada pela boa campanha realizada nesta fase de qualificação até ao momento. No topo da tabela classificativa do Grupo G, o conjunto comandado pelo selecionador Senol Günes surge com registo de 11 pontos, um à frente de Países Baixos e Noruega, quatro de Montenegro. Em cinco jornadas, os turcos ainda não conheceram o sabor da derrota, tendo somado três vitórias e dois empates, com 15 golos marcados e sete golos sofridos.
Depois de uma prestação para esquecer, com três derrotas em outros tantos jogos na fase de grupos no Euro 2020, a Seleção Turca voltou a competir na última semana, no regresso dos jogos de apuramento para o Mundial 2022. Na receção ao Montenegro, a Turquia deixou escapar dois golos de vantagem perto do fim e empatou, a 2-2. Este sábado, a equipa de Günes retomou, de forma esperada, a senda das vitórias, com uma goleada curta, de 3-0, na visita à seleção de Gibraltar.
Onze provável: Bayindir – Çelik, Ayhan, Demiral, Müldür – Ünder, Yazici, Yoksulu, Çalhanoglu, Karaman – Yilmaz
Dica de Prognóstico
Excelente jogo em perspetiva para quem aprecia futebol de ataque, partido, com várias transições e, por consequência, oportunidades de golo. A equipa dos Países Baixos já mostrou ter um ataque temível, com uma dinâmica coletiva muito interessante e qualidade individual para dar e vender, com uma capacidade de desequilíbrio notável. Por oposição, defensivamente a turma laranja não oferece grandes garantias. Algo que é comum à equipa da Turquia, que se destaca por ter um ataque bastante evoluído, por contraposição com uma defesa indesejadamente permeável. Prevê-se, por isso, um encontro com várias ocasiões de golo no cômputo geral, pelo que o melhor investimento será no mercado de Mais de 2,5 golos, avaliado com uma cotação de 1.52 na casa de apostas Betano.