Hoffenheim – Lyon (Liga dos Campeões)
O Hoffenheim e o Lyon colocam-se frente a frente esta terça-feira no RheinEnergieStadion, num desafio a contar para a 3ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões. O Hoffenheim regressou da pausa para jogos de selecções e conseguir pôr fim a um registo negativo de três derrotas consecutivas, ficando agora por ver o quão bem irá entrar na Liga dos Campeões. Já o Lyon vem de um momento semelhante, esteve três jogos sem vencer e regressou a caminhos vencedores na sexta-feira, derrotando o Nimes.
O Hoffenheim é último classificado deste Grupo F com apenas 1 ponto, fruto de um empate e uma derrota, com parciais de 3 golos marcados e 4 golos sofridos. O Hoffe não tem tido sucesso nesta campanha europeia, começou com um empate a duas bolas em território do Shakhtar Donetsk e depois uma derrota por 1-2 na recepção ao Manchester City. A formação comandada por Julian Nagelsmann tem estado bastante irregular esta temporada, tendo mesmo entrado na pausa para competições internacionais numa serie de três derrotas consecutivas, todas elas concedidas em casa e todas elas por 1-2, contra o Leipzig, Manchester City e Frankfurt. Após a pausa para jogos de selecções, os alemães foram vencer em casa do Dusseldorf por 1-3, no sábado à tarde. Vencer aqui é imprescindível para a equipa se manter na luta por um dos lugares de qualificação à próxima fase, ou até mesmo para conseguir o 3º lugar de acesso à Liga Europa.
No entanto, este Hoffenheim não tem estado ao mesmo nível das últimas duas temporadas, e esta época, nos 11 jogos em todas as competições que disputou, não chegou nenhuma vez ao fim dos 90 minutos sem sofrer golos. Do ponto vista defensivo, isto é algo que Nagelsmann terá de ter em conta, dado que enfrenta aqui uma equipa com boas individualidades no último terço. Posch, Lukas Rupp e Amiri estão de fora, todos lesionados. Nota para o avançado Reiss Nelson, emprestado pelo Arsenal, que apontou 4 golos em 4 jogos que disputou pelo Hoffenheim, dois deles no último desafio, devendo merecer então uma estreia a titular na Liga dos Campeões.
Onze Provável: Baumann – Akpoguma, Vogt e Bicakcic – Grillitsch, Demirbay, Kramaric, Schulz e Kaderábek – Nelson e Joelinton.
O Lyon, por sua vez, ocupa o 1º lugar deste Grupo F com 4 pontos, fruto de uma vitória e um empate, com parciais de 4 golos marcados e 3 golos sofridos. O Lyon entrou de forma surpreendente no Grupo F e foi arrancar uma inesperada vitória em casa do Manchester City (1-2), empatando então de seguida na recepção ao Shakhtar Donetsk (2-2). A equipa entrou na pausa para jogos de selecções na ressaca de uma pesada derrota às mãos do PSG, onde perdeu por 5-0 no Parque dos Príncipes. Esta derrota às mãos do PSG é a única mancha no seu registo dos últimos 8 jogos consecutivos, em todas as competições, onde venceu 4 desses 8 desafios.
A equipa é líder do agrupamento e uma vitória aqui deixaria os franceses muito bem colocados para conseguirem um dos lugares de qualificação à próxima etapa da prova. Les Gones podem ainda tirar proveito da necessidade do Hoffenheim pontuar, e adoptar um estilo de jogo semelhante aquele que fizeram diante do Manchester City, baixando as linhas e apostando no contra-golpe. É importante referir que o capitão Nabil Fekir está de fora, lesionado, e ficam ainda em dúvida a presença Tete, Maxwel Cornet, Rafael e Léo Dubois, todos a recuperarem de problemas físicos, deixando o técnico Bruno Génésio limitado quanto a opções para o a posição de lateral direito.
Onze Provável: Lopes – Mendy, Marcelo, Denayer e Marçal – Tousart e NDombele – Traoré, Depay e Aouar – Dembele.
Este será o primeiro confronto directo entre as duas equipas. O Hoffenheim tem estado irregular esta temporada e não apresenta consistência suficiente para ser um claro favorito a vencer aqui. No entanto, é uma equipa com boas soluções ofensivas e com boas individualidades, sendo sempre de acreditar que pode marcar golos em todos os jogos. Se a isto juntarmos o facto de ter sofrido golos em todos os seus jogos desta temporada, este torna-se um jogo onde é de acreditar na ocorrência de alguns golos para os dois lados do campo.