Grémio – Internacional (Brasileirão Série A)
As emoções do “GreNal” estão de volta ao principal escalão do futebol brasileiro. É já este sábado que Grémio e Internacional, rivais do Rio Grande do Sul, medem forças na jornada 5 do Brasileirão 2018. O Grémio é tido como um forte candidato à conquista do Brasileirão 2018, mas a participação na fase de grupos da Libertadores tem “atrapalhado” o desempenho da equipa do Rio Grande do Sul nesta etapa inicial da principal prova em termos domésticos. Nas quatro rondas já disputas deste Brasileirão 2018, o Grémio bateu o Cruzeiro (0-1), empatou no terreno do Atlético Paranaense (0-0), perdeu com o Botafogo (2-1) e regressou aos triunfos no embate com o Santos (5-1). Na Libertadores, a formação de Porto Alegre, desde que o Brasileirão começou, o Grémio disputou dois jogos, ambos frente ao Cerro Porteño (0-0; 5-0).
A meio da semana que agora finda, o Grémio recebeu o Góias em encontro relativo à Taça do Brasil e o técnico Renato Gaúcho optou por promover várias alterações em relação à equipa habitual, salvaguardando a condição física das suas principais unidades para o “derby” frente ao Internacional de Porto Alegre.
A jogar em casa, o Grémio tem sido arrebatador: venceu os últimos três jogos que disputou na sua Arena com um “score” de 13-2.
Paulo Miranda é baixa confirmada para este desafio devido a lesão.
Onze Provável: Grohe, Moura, Geromel, Kannemann, Cortez, Arthur, Maicon, Luan, Ramiro, Everton, André
O Internacional de Porto Alegre está de regresso ao sítio a que pertence: o principal escalão do futebol brasileiro. O “Colorado” terá que lidar com as dificuldades próprias de quem volta a estar entre a elite após um ano de ausência, mas tudo indica que os “fantasmas da descida2 não voltarão a pairar no Beira Rio.
Nas primeiras quatro jornadas deste campeonato brasileiro, o Inter só venceu logo na primeira jornada, frente ao Bahia, por duas bolas a zero, empatando o outro jogo que disputou em casa com o Cruzeiro (0-0). Na antecâmara de mais uma deslocação, o registo recente a jogar fora de portas não é agradável: duas derrotas, uma frente ao Palmeiras (1-0), a outra diante do Flamengo (2-0). Pelo meio, uma eliminação na Copa do Brasil às mãos do Vitória.
Sem marcar há quatro jogos oficiais, o Inter conta com o contributo de D’Alessandro, Patrick, Lucca e Leandro Damião para quebrar a atual situação. Se considerarmos encontros relativos ao Brasileirão 2016, o Inter não vence fora de portas há 19 jogos para o principal escalão brasileiro.
Rossi, Edenílson (lesionados) e Pottker (suspenso) são as três ausências para esta visita ao terreno do rival.
Onze Provável: Lomba, Fabiano, Moledo, Cuesta, Iago, Zeca, Dourado, D’Alessandro, Patrick, Lucca, Damião
O Grémio não perdeu nenhum dos últimos oito jogos em casa frente ao Internacional de Porto Alegre. Um “derby” é sempre difícil de prever por toda a carga emotiva envolvida, mas é evidente que o Grémio, em condições normais, apresenta mais condições para vencer esta partida.