Grêmio – Cruzeiro (Brasileirão Série A)
Grêmio e Cruzeiro defrontam-se naquele que é um dos duelos mais aguardados da 27ª ronda do Brasileirão 2017. Na Arena Grêmio, em Porto Alegre, estará em disputa o terceiro lugar da tabela classificativa.
A irregularidade demonstrada pelo Grêmio ao longo das últimas rondas – hás 12 jogos que não vence duas vezes seguidas – permitiu que o Santos assumisse o papel de principal concorrente do Corinthians na luta pelo título, ainda que a vantagem face ao Grêmio seja de apenas um ponto. Neste momento, o “Peixe” aparenta ter mais condições que a equipa gremista para encetar uma perseguição séria ao Corinthians, sem desconsiderar o “factor Libertadores” nesta equação – o Santos já está eliminado, enquanto o Grêmio segue em prova e terá que gerir a participação nas duas competições.
O encontro com o Barcelona de Guayaquil para as meias-finais da Libertadores já está no horizonte, mas ainda não deverá condicionar as escolhas de Renato Gaúcho para este jogo. Não se perspetivam mudanças significativas no “Tricolor das Pampas” que se prepara para jogar em casa pela segunda jornada consecutiva, isto depois de ter vencido o Fluminense (1-0) na última ronda.
Apesar da irregularidade que tem demonstrado, o Grêmio só perdeu uma vez a jogar em casa nos últimos dez encontros oficiais que disputou, frente à Chapecoense, na jornada 24 do campeonato brasileiro.
Onze Provável: Marcelo Grohe, Leo Moura, Geromel, Bruno Rodrigo, Bruno Cortez, Cristian Baroni, Ramiro, Arthur, Patrick, Everton, Jael
O Cruzeiro tem uma oportunidade de ouro para assaltar o pódio do Brasileirão 2017. Na quarta posição com 44 pontos, tem dois de desvantagem em relação ao Grêmio (46) e uma vitória permitiria ultrapassar o adversário direto nesta jornada.
A equipa treinada por Mano Menezes atravessa uma série de resultados positivos e já não perde há 12 jogos oficiais, tendo conquistado a Copa do Brasil ao Flamengo durante esta sequência, triunfo que constituiu um autêntico “boost” de motivação para encarar esta reta final da temporada. Note-se que este ciclo de 12 jogos engloba dois triunfos frente ao Grêmio, um para a Copa do Brasil (1-0; 3-2 g.p), outro para a Primeira Liga (2-0), ambos disputados em casa. Venceu quatro dos últimos cinco jogos que disputou para o campeonato brasileiro frente a Chapecoense (1-2), Bahia (1-0), Atlético Goianiense (1-2) e Ponte Preta (2-1), deixando escapar os três pontos apenas na receção ao Corinthians (1-1).
No último sábado (7), a “Raposa” deu mais uma prova da sua força ao levar a melhor sobre a Ponte Preta “de virada”. A jogar no Mineirão, o Cruzeiro esteve a perder durante quase uma hora – Danilo Barcelos marcou para a Ponte aos 13 minutos -, mas conseguiu dar a volta ao marcador no espaço de apenas três minutos com golos de Thiago Neves (73′) e Manoel (76′), conquistando três importantes pontos que permitiram manter a distância em relação ao terceiro posto antes da visita ao Grêmio.
Onze Provável: Rafael Monteiro, Ezequiel, Manoel, Digão, Diogo Barbosa, Henrique, Hudson, Alisson, Thiago Neves, Rafinha, Rafael Sóbis
Grêmio e Cruzeiro já se encontraram quatro vezes na atual temporada, com todos os desfechos possíveis. O primeiro embate terminou com um empate (3-3), o segundo com uma vitória do Grêmio (1-0) e os dois compromissos mais recentes terminaram com vitórias do Cruzeiro.