Gorodeya – FK Minsk (Lyga Vysshaya)
O próximo fim-de-semana traz-nos mais uma jornada da Lyga Vysshaya, o cada vez mais famoso campeonato da Bielorrússia. Na próxima sexta-feira, as equipas do Gorodeya e do FK Minsk têm encontro marcado, a propósito da 8.ª ronda da competição. O jogo terá lugar no Stadyen Haradzeya, em Haradzeya, na região de Nyasvizh, e colocará em confronto duas equipas que têm como prioridade a manutenção e que chegam a esta fase separadas por apenas um ponto, para efeitos classificativos.
O FC Gorodeya chega a esta jornada na segunda metade da tabela classificativa, mas num 10.º lugar que, com 10 pontos, permite ter uma vantagem de sete pontos para os lugares de despromoção. Ao fim de sete jornadas, a formação tecnicamente comandada por Oleg Radushko soma três vitórias, um empate e três derrotas, com registo de apenas quatro golos marcados e seis sofridos. Com os mesmos pontos de Slavia Mozyr, Vitebsk e Dínamo Brest, o Gorodeya tem mais um do que Rukh Brest, FK Minsk e Dínamo Minsk.
O percurso da equipa tem sido um pouco irregular, como demonstram as duas derrotas seguidas com que deu início à sua caminhada nesta edição da Lyga Vysshaya. Entre a 3.ª e a 5.ª jornadas, o Gorodeya somou nove de nove pontos possíveis, com triunfos perante Belshina (1-0), Dínamo Minsk (1-0) e Energetyk-BGU (1-0). Na última semana, o conjunto de Haradzeya somou um ponto na visita ao Rukh Brest (1-1), num jogo em que esteve a vencer desde o minuto 50 e acabou por sofrer o golo do empate já em cima do apito final. Foi o segundo encontro seguido sem ganhar, depois da derrota na receção ao BATE (0-2).
Onze Provável: Dovgyallo, Pavlyuchek, Usenya, Joksimovic, Poznyak, Yaskovich, Sazonovich, Sajcic, Sorokin, Bayduk, Shavel
O FK Minsk tem tido um percurso relativamente equilibrado nestas primeiras sete jornadas, sendo uma das poucas equipas que ainda não somou qualquer empate na competição. Em sete jogos, o saldo é de três vitórias, zero empates e quatro derrotas, onde marcou 11 golos e sofreu 15. Apesar de deter um dos segundos ataques mais concretizadores da liga, lado a lado com o BATE, o FK Minsk apresenta a defesa mais batida, com mais dois golos sofridos que o Belshina, último classificado. Com o mesmo registo pontual de Rukh Brest e Dínamo Minsk, a formação de Andrey Razin segue com vantagem de seis pontos para os lugares de descida.
Depois de ter arrancado a participação no campeonato com duas vitórias seguidas, o FK Minsk entrou numa espiral negativa de resultados, com três derrotas consecutivas, contra Energetyk-BGU (0-2), BATE (0-3) e Rukh Brest (0-1). A reação chegou na visita ao Slavia Mozyr, com triunfo por 3-1, mas, há uma semana, na última ronda, o FK Minsk voltaria a cair, ao ser pesadamente derrotado em casa pelo Torpedo Zhodino (2-5), numa partida onde já perdia por 1-4 ao intervalo.
Onze Provável: Leonov, Ostroukh, Ryzhuk, Zaleskiy, Chahovets, Prishchepa, Shramchenko, Yarotskiy, Evdokimov, Khvashchinskiy, Gribovskiy
Sendo este um confronto entre duas equipas de um nível competitivo aproximado, que chegam a esta 7.ª jornada separadas por apenas um ponto na tabela classificativa, a expectativa é a de um jogo bem disputado, onde só a vitória interesse, de parte a parte. A jogar em casa, o Gorodeya não deverá assumir uma postura demasiado expectante, perante um FK Minsk que gosta de ter bola e que, pela forma ofensiva como se apresenta na maioria das vezes, comete muitos erros defensivos. Ainda assim, esta é uma visita tradicionalmente favorável ao conjunto atualmente comandado por Andrey Razin, pelo que é expectável que o Gorodeya volte a sentir algumas dificuldades a jogar no seu próprio terreno. Neste sentido, será uma aposta com muito valor a da dupla possibilidade de vitória do FK Minsk ou Empate e mais de 1,5 golos no jogo, cotada a 2.10 na Bet.pt.