Golden State Warriors – San Antonio Spurs (NBA)
A NBA está de volta e seria difícil pedir um jogo melhor do que este para iniciar a prova mais reputada do panorama basquetebolístico mundial. Frente a frente estarão duas das melhores equipas das últimas temporadas, onde podíamos juntar também os campeões em título Cleveland Cavaliers ou os Oklahoma City Thunder, e por isso só pode ser de esperar um grande jogo…. provavelmente dos melhores que a época irá ter, mesmo que as formações ainda não se encontrem, naturalmente, na plenitude das suas capacidades tanto a nível indívidual, como principalmente colectivo e de assimilação de processos. Os Golden State Warriors começam a sua caminhada em mais uma fase regular que pretendem acabar em primeiro da Conferência Oeste, mas agora já a perceberem que tanto isso como os recordes, por si só, não irá garantir títulos. Do outro lado, os Spurs partem uma vez mais com aspirações legítimas de lutar pelo troféu, ou na pior das hipóteses, tentar participar na final após terem falhado esse objectivo no último ano. Quem irá entrar com o pé direito e somar o primeiro W?
Ainda sem historial onde nos possamos suportar, é possível olhar apenas para o que fizeram os Golden State Warriors na pré-temporada e relativizar os resultados até certa medida. Se por um lado devemos valorizar o facto de, mesmo sem ser a doer, os pupilos de Steve Kerr continuarem a vencer com frequência e continuarem a ter enorme facilidade em colocar a bola dentro do cesto, também não é menos verdade que a doer as teias defensivas vão intensificar-se e tentar anular o entendimento que está a ser construído em crescendo entre Stephen Curry e o grande reforço Kevin Durant. Após uma derrota a abrir a preseason com os Raptores (97-93), o conjunto do estado da Califórnia venceu de forma esclarecedora os Clippers (120-75), no prolongamento os Nuggets (129-128), por duas vezes os Lakers (112-107 e 123-112) e no último teste os Portland Trail Blazers (107-96). Com a estreia oficial a acontecer em casa, há quase a obrigação de compensar os adeptos que guardam como última memória do Oracle Arena a derrota no derradeiro jogo, o sétimo, da final que caiu para os lados de LeBron James e companhia. Para isso, os Golden State Warriors esperam-se na máxima força e sem qualquer ausência prevista para este jogo.
Os San Antonio Spurs estreiam-se igualmente no dia de abertura da competição e voltam a aparecer para mais uma temporada orientados superiormente por Gregg Popovich. Não é por isso de estranhar que a equipa continue a fazer da solidez defensiva e de sofrer poucos pontos a sua bandeira para atacar a fase regular e os playoffs que ninguém duvida que irão estar. Começaram a pré-temporada a perder com os Phoenix Suns (91-86), alternaram com a vitória sobre os Orlando Magic (95-89) e nova derrota frente aos Miami Heat (108-100), até finalizarem com um triunfo sobre os Houston Rockets (114-99) no jogo que mais pontuaram. No total, em 3 dos 4 jogos conseguiram que o seu oponente não pontuasse na casa dos três dígitos. Fazer igual seria aumentar em grande escala a hipótese de levarem de vencido um adversário que parte com algum favoritismo, até porque para além de não jogar em casa, os Spurs terão que procurar soluções para a ausência de algumas semanas confirmada do sempre importante Danny Green, ficando ainda por saber se Simmons fará parte das opções do treinador norte-americano ou se também falhará a partida a contas de uma pequena lesão.
Desde 2015, os Golden State Warriors venceram por boa margem os 3 jogos em casa frente aos Spurs, anotando 110, 120 e 112 pontos na condição de anfitrião contra este mesmo adversário.
A chave dos visitantes para tentar tirar qualquer coisa da partida passa por conseguir parar Curry, Durant e Klay Thompson. Uma tarefa fácil de perceber, mas muito difícil de executar.