Goiás – Paraná Clube (Brasileirão Série B)
A 23ª jornada da Série B começou na noite de segunda para terça-feira com a realização do encontro entre Guarani e Vila Nova. Esta quarta-feira é a vez e Goiás e Paraná entrarem em campo.
O Goiás atravessa a sua pior fase na atual edição da Série B, uma vez que não vence há cinco jogos, série que inclui três derrotas e dois empates. Ao sair derrotado a visita ao terreno do Brasil de Pelotas (2-1), o Goiás bateu o anterior recorde negativo, registado nas primeiras quatro jornadas da competição.
À entrada para mais um compromisso caseiro, desta feita diante do Paraná, convém olharmos para o registo desta equipa do Goiás a jogar em casa. Em 11 jogos para a Série B, venceu quatro, empatou dois e perdeu cinco, marcando 15 golos e sofrendo 13. Numa tabela classificativa que considerasse apenas os jogos disputados em casa, o Goiás seria 15º colocado com 14 pontos, tantos quanto o Londrina (16º). Neste momento, em termos absolutos, é precisamente na 16ª posição da tabela que o Goiás se situa com 15 pontos, situando-se apenas um acima da zona de perigo.
A temporada da equipa do Goiás tem sido muito turbulenta, envolvendo inclusive a demissão do presidente do clube. Em termos de comando técnico, Silvio Criciúma e Sérgio Soares foram despedidos no decorrer da presente época, cedendo o lugar a Argel Fucks, atual timoneiro da equipa.
Onze Provável: Marcelo Rangel, Alex Alves, Matheus Ferraz, Everton Sena, Carlinhos, Ramires, Péricles, Andrezinho, Léo Sena, Gustavo, Carlos Eduardo
O Paraná segue na acérrima luta por um dos lugares que permita a subida de divisão. Ao cabo de 22 jornadas, está na 5ª posição da tabela classificativa com 34 pontos, tantos quanto o Juventude (6º) e menos três que o Ceará (4º).
Nos últimos dias, a equipa do Paraná esteve concentrada na disputa da Primeira Liga, competição da qual foi semifinalista. Após ter seguido para os quartos-de-final ao terminar a sua prestação no segundo lugar do grupo D, o Paraná enfrentou o Flamengo e levou a melhor na decisão através de grandes penalidades, fazendo história. Já na meia-final disputada sábado, acabou derrotada diante do Atlético Mineiro (1-0). A derrota pôs fim a uma série de quatro jogos sem derrotas.
A boa réplica dada frente a equipas primodivisionárias eleva a moral da equipa do Paraná, mas a equipa poderá entrar nesta partida algo desgastada em função da proximidade em relação a dois encontros tão intensos quanto aqueles que disputou frente a Flamengo e Atlético Mineiro. Embora esteja perto dos lugares de subida, o registo desta equipa fora de portas é modesto, com apenas uma vitória em 11 deslocações na atual edição da Série B. Nos últimos cinco desafios que disputou fora de portas, perdeu três.
Onze Provável: Richard, Cristovam, Eduardo Brock, Iago Maidana, Igor, Gabriel Dias, Vinicius Kiss, Renatinho, João Pedro, Leandro Vilela, Alemão
O Goiás quer permanecer fora da zona de perigo e para isso pretende fazer valer o factor casa. A equipa do Paraná, mais desgastada que o Goiás, poderá acusar isso ao longo do jogo.