Getafe – Eibar (La Liga)
Getafe e Eibar ainda não sabem o que é vencer desde a retoma da La Liga 2019/20 e vão estar frente a frente nesta jornada 30 da competição. No Coliseum Alfonso Pérez, os donos da casa tentam acercar-se dos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada, ao passo que o Eibar tenta pontuar para de distanciar dos últimos lugares da tabela.
Análise Getafe
O Getafe afirma-se como uma das principais sensações no panorama espanhol pela segunda temporada consecutiva. Depois de ter falhado por pouco um apuramento para a Liga dos Campeões em 2018/19 que assumiria contornos históricos, o conjunto dos arredores de Madrid orientado por José Bordálás volta a apontar ao acesso “milionário” nesta temporada 2019/20, luta em que por esta altura se debate. O regresso à ação, no entanto, não tem corrido de feição à equipa do Getafe que conquistou apenas um ponto nos dois encontros já disputados. No primeiro embate pós-retoma, foi a Granada perder por duas bolas a uma depois de até ter estado em vantagem no marcador, ao passo que o segundo e mais recente compromisso se traduziu numa igualdade sem golos frente ao Espanyol. O resultado assume uma dimensão ainda mais negativa tendo em conta que o Espanyol ficou reduzido a dez unidades logo ao minuto 16 por expulsão de Bernardo Espinosa. O Getafe jogou mais de 74 minutos em vantagem numérica mas nem assim foi capaz de desfazer a organização defensiva do adversário catalão. A equipa dos arredores de Madrid rematou muito (21) mas poucas vezes enquadrada com a baliza do Espanyol (4) e não demonstrou sagacidade suficiente para encontrar os caminhos para as redes de Diego López frente a uma equipa do Espanyol que baixou o bloco e tentou defender-se como pôde na luta por um importante ponto.
Os deslizes do Getafe só não tiveram consequências mais graves em termos classificativos uma vez que a Real Sociedad também não tem estado em bom plano neste regresso. Ainda assim, o Atléti aproveitou e é agora quarto com dois pontos de avanço em relação ao Getafe. Urge começar a vencer, única forma de elevar a moral dos comandados de Bordalás para o que resta do campeonato.
Bordalás deverá apostar no habitual 1x4x4x2 com a frente entregue a Deyverson e Mata. Não se perspetivam alterações no meio-campo, com Arambarri a dar garantias defensivas e Maksmovic a assumir ações de condução, médio com mais “chegada” a terrenos avançados. Pelas alas estarão Cucurella e Nyom, o primeiro com grande importância nas combinações ofensivas pela esquerda.
Cabaco é a única baixa nos locais para este compromisso.
Onze provável: Soria, Suárez, Etxeita, Dakonam, Olivera, Arambarri, Maksimovic, Nyom, Cucurella Deyverson, Mata
Análise Eibar
O Eibar também não venceu nenhum dos dois compromissos que disputou após a retoma, mas conta com a atenuante de não ter entrado em qualquer um deles com estatuto de favorito. No primeiro, diante do Real Madrid, disputado no estádio Di Stéfano, perdeu por três bolas a uma, ao passo que a receção ao Atléti disputado na última quarta-feira (17) culminou com um empate a duas bolas, isto depois de até ter estado em vantagem por duas bolas a uma. No “derby basco”, o Eibar voltou a pontuar após três jornadas só com derrotas, deixando bons apontamentos – foi a equipa mais rematadora ao longo dos 90 minutos. De resto, a equipa do Ipurua já tinha deixado boas indicações na segunda parte do encontro com o Real Madrid.
A vantagem em relação à zona de relegação é de apenas três pontos, margem que não dá qualquer segurança a esta equipa do Eibar. A equipa de José Luis Mendilibar vai até ao Coliseum Alfonso Pérez com o intuito de pontuar, importando referir o facto de ter gozado de menos um dia de descanso que a formação local. Do lado forasteiro não há novas ausências a lamentar, sendo que só Ramis permanece indisponível por lesão. O Eibar deverá apresentar-se no seu habitual 1x4s2x3x1 com Cristóforo e Escalante no duplo pivot defensivo que liberta a ação de Orellana no apoio ao avançado Enrich, acomapanhado por Inui e León nas alas.
Onze provável: Dmitrovic, Arbilla, Oliveira, Bigas, Cote, Escalente, Cristóforo, Orellana, León, Inui, Enrich
O Getafe precisa urgentemente de pontuar para continuar firme na luta pelo acesso à Liga dos Campeões. O favoritismo pende para o lado da equipa da casa que pretende fazer valer a consistência que lhe é característica para somar os três pontos.