Macedónia do Norte – Itália (Euro 2024)
Cerca de um ano e depois do célebre encontro entre Macedónia do Norte e Itália que deixou os transalpinos de fora do Mundial 2022, as duas seleções voltam a encontrar-se, desta vez a caminho do Euro 2024.
Análise Macedónia do Norte
Em março de 2022, a Macedónia do Norte deixou o mundo do futebol em “estado de choque” ao ter retirado à Itália a possibilidade de se apurar para o Mundial 2022. Nas “meias” do derradeiro “play-off” de acesso à competição, um golo de Trajkovski ao minuto 92, em Palermo, ditou o adeus da Itália ao Mundial 2022 e permitiu que a Macedónia discutisse a vaga com Portugal, no entanto, sem sucesso.
A eliminação da seleção italiana e consequente possibilidade de disputar, até ao último suspiro, o acesso a uma fase final do Mundial terá correspondido ao segundo momento de maior êxtase para a Macedónia do Norte enquanto nação independente, isto depois de se ter conseguido apurar para a fase final do Euro 2020, disputado no verão de 2021.
Considerando que a Macedónia do Norte está agrupada no Grupo A juntamente com as congéneres de Inglaterra, Itália e até mesmo Ucrânia, torna-se difícil imaginar que a qualificação para a fase final de um Europeu pela segunda vez consecutiva seja possível.
Esta etapa de qualificação não tem corrido de feição à Macedónia que, nas três primeiras rondas, perdeu um jogo “que não podia perder” e sofreu uma hecatombe às mãos da Inglaterra. Depois de se ter estreado com uma vitória por duas bolas a uma na receção a Malta, a Macedónia perdeu em casa com a Ucrânia (2-3), resultado bastante comprometedor. Já o mais recente compromisso, em junho, saldou-se na já referida hecatombe às mãos da Inglaterra (7-0). Não há grande margem para otimismo na antecâmara deste duelo com Itália.
Onze provável: Dimistrievski, Bejtulai, Zajkov, Alioski, Ademi, Elmas, Bardhi, Nestorosvski, Aslovski, Trajkovski
Análise Itália
Falhar o acesso ao Euro 2024 é algo que não passa pela cabeça da seleção italiana, campeã continental em título. Favorita a avançar a partir deste grupo C juntamente com a Inglaterra, a seleção transalpina prepara-se para cumprir aquele que será apenas o seu terceiro jogo neste ciclo de apuramento. Depois de ter perdido com a Inglaterra (1-2) na jornada inaugural, a “Squadra Azzura” cumpriu com o que lhe competia e foi até Malta vencer por dois tentos sem resposta. Segue-se um encontro com a Macedónia do Norte no qual entrará com toda a certeza de olhos postos na conquista dos três pontos. Sem menosprezar os macedónios, até mesmo pelo passado recente, a realidade é que deverá ser a Ucrânia, próxima adversária, a colocar mais dificuldades aos italianos nesta data FIFA.
O encontro com a Macedónia do Norte fica ainda marcado pela estreia de Luciano Spaelletti no comando técnico da seleção italiano, treinador que assumiu a vaga deixada por Roberto Mancini e que, caso cumpra contrato e Itália se qualifique, deverá estar ao leme da seleção tanto na fase final do Euro 2024 quanto do Mundial 2026.
Selar esta dupla jornada de qualificação com duas vitórias permitirá à seleção italiana colocar-se em boa posição para estar na fase final do Euro 2024.
Onze provável: Donnarumma, Di Lorenzo, Scalvini, Romagnoli, Emerson, Cristante, Tonali, Pessina, Politano, Gnonto, Retegui
Dica de Prognóstico
A Itália parte como favorita à vitória na Macedónia do Norte e a realidade é que o encontro se reveste de grande importância para as aspirações transalpinas. Luciano Spalletti quererá, com toda a certeza, estrear-se com uma vitória.
Casas de Apostas com os melhores Bónus