França – Portugal (Liga das Nações)
Numa das partidas de maior cartaz da 3.ª jornada da Liga das Nações da UEFA, as seleções de França e de Portugal irão reeditar, no próximo domingo, ao final da tarde, no Stade de France, em Paris, a final do Campeonato da Europa de 2016, onde a equipa das Quinas venceu no mesmo palco, o mesmo adversário. Desta feita, as contas são a valer para o Grupo 3 do escalão A da Liga das Nações, onde franceses e portugueses totalizam o mesmo registo de seis pontos, sendo, por isso, fortemente apontados à discussão pelo apuramento para os “play-offs”.
Análise França
A Seleção Francesa chega à 3.ª jornada da Liga das Nações como 3.ª classificada no Grupo 3 da Liga A, com registo de seis pontos, os mesmos de Portugal e mais seis do que Suécia e Croácia. Concluídas as duas primeiras jornadas, “Les Bleus” somam duas vitórias, zero empates e zero derrotas, seguindo com cinco golos marcados e apenas dois golos sofridos. Depois de terem falhado o apuramento para os “play-offs” da primeira edição da Liga das Nações, os pupilos de Didier Deschamps procuram vencer e chegar ao topo da classificação geral do grupo, bem como vingar – a um nível bastante mais curto – a derrota caseira na final do Euro 2016.
Na 1.ª jornada da nova Liga das Nações, a Seleção Francesa apresentou-se numa toada bastante calculista e pragmática e venceu, pela margem mínima, na visita à Suécia, por 0-1. Na 2.ª ronda, a França estreou-se em casa e venceu a Croácia de forma mais entusiasmante, com resultado final de 4-2. Na retoma dos trabalhos internacionais, os gauleses realizaram um jogo de preparação na última semana, tendo atropelado autenticamente a seleção da Ucrânia, com uma goleada por 7-1, que terá reforçado e de que maneira a motivação no seio dos pupilos de Deschamps.
Onze provável: Lloris – Kimpembe, Varane, Lenglet – Sissoko, Kanté, Pogba, Digne – Griezmann – Mbappé, Giroud
Análise Portugal
Campeão europeu e vencedor da Liga das Nações em título, Portugal é já hoje em dia uma das grandes potências do futebol europeu e mundial. Nesta Liga das Nações, o grande objetivo da formação liderada pelo selecionador Fernando Santos passará por voltar a conseguir apurar-se para os play-offs de discussão do campeão. À entrada para a 3.ª jornada do Grupo 3, Liga A, a equipa lusa lidera a tabela classificativa, com os mesmos seis pontos dos franceses, depois de duas vitórias, zero empates e zero derrotas, registo aonde se inclui também um total de seis golos marcados e apenas um golo sofrido.
Na estreia no panorama competitivo internacional após o confinamento generalizado a nível mundial, Portugal apresentou-se em grande forma, ao vencer a Croácia, por 4-1, em casa, na 1.ª jornada da nova edição da Liga das Nações. À 2.ª ronda, novo triunfo seguro, na visita à Suécia (0-2), com dois golos do inevitável Cristiano Ronaldo, que superou a marca dos 100 golos ao serviço da Seleção Nacional nessa partida. Na última quarta-feira, Portugal e Espanha empataram (0-0), em Lisboa, numa partida de caráter amigável que serviu de preparação para os próximos jogos oficiais, contra França e Suécia.
Onze provável: Rui Patrício – Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Guerreiro – Danilo, Rúben Neves, Bruno Fernandes – Bernardo Silva, João Félix, Ronaldo
Dica de Prognóstico
Num jogo que certamente reavivará a muitos dos intervenientes as memórias vividas de parte a parte no verão de 2016, a França procurará uma “vingança” pela derrota caseira que lhe impediu de se sagrar campeã europeia, dois anos de vir a vencer o Campeonato do Mundo na Rússia. No atual contexto, o empate não será propriamente negativo para Portugal, que lidera pela melhor diferença de golos e assim continuará caso divida os pontos em disputa nesta partida com a França, adiando para o jogo da segunda volta a luta pelo 1.º lugar. Previsivelmente com uma estratégia mais defensiva, com que Fernando Santos costuma abordar estes jogos teoricamente mais complicados, Portugal poderá sentir dificuldade diante de uma França mais motivada e com uma qualidade individual e coletiva ligeiramente superior. Será, assim, uma boa aposta a Vitória da França, com cotações de 2.05 na Betclic.