Fortuna Dusseldorf – Hoffenheim (Bundesliga)
Emblemas que correm por objetivos bem distintos nesta ponta final da temporada, Fortuna e Hoffenheim defrontam-se este sábado em Dusseldorf. Os donos da casa tentam escapar à queda para a 2. Bundesliga, enquanto o Hoffenheim ambiciona alcançar as competições europeias.
Análise Fortuna Dusseldorf
Na luta pela manutenção, todos os pontos contam. O Fortuna Dusseldorf segue na 16ª e antepenúltima posição da tabela com 27 pontos conquistados, mais dois que o Werder Bremen e menos um que o Mainz, emblema imediatamente acima da linha de perigo. Se a Bundesliga terminasse agora, o Fortuna seria obrigado a disputar um “play-off” com o terceiro colocado da fase regular da 2. Bundesliga para definir a última vaga no escalão máximo.
Numa altura em que faltam cinco jornadas para o fim da Bundesliga, o Fortuna tem pelo mais dois desafios de grande exigência pela frente, um frente ao Borussia Dortmund, outro diante do RB Leipzig. Atendendo às dificuldades que se perspetivam nestes dois encontros, acresce a necessidade de o Fortuna alcançar algo de positivo neste embate com o Hoffenheim.
O Fortuna regressa à ação na sequência da goleada sofrida há uma semana atrás na Allianz Arena, às mãos do Bayern de Munique, por cinco bolas a zero. O desaire sofrido às mãos do atual líder e campeão em título pôs fim a uma sequência de sete jogos oficiais sem conhecer o sabor da derrota, sequência em que no entanto venceu apenas duas vezes, uma frente ao Friburgo (0-2), outra diante do Schalke 04 (2-1).
Terceira defesa mais batida da Bundesliga com 58 tentos consentidos em 29 encontros, o Fortuna apresenta debilidades no seu setor mais recuado, apresentando dificuldades na coordenação da linha de cinco e no controlo da profundidade. Nos últimos dez jogos oficiais, o Fortuna sofreu golos em oito ocasiões.
Análise Hoffenheim
O Hoffenheim ainda aspira a marcar presença nas competições europeias da próxima temporada. Neste momento, a formação de Sinsheim segue no sétimo posto da tabela com 42 pontos, tantos quanto o Wolfsburg (6º) e tem legitimidade para apontar ao apuramento para as provas continentais. Desde a retoma da ação, o Hoffenheim perdeu na receção ao Hertha por três bolas a zero, empatou a um na visita ao Paderborn e levou de vencidas as formações do Colónia (3-1) e do Mainz (0-1) nos dois compromissos mais recentes. A visita ao Fortuna corresponde a um desafio que, em termos de exigência, em tudo se assemelha ao embate com o Mainz, equipa que também está envolvida na luta pela permanência. Numa altura em que o fator casa é um tanto ou quanto relativizado atendendo à ausência de adeptos nas bancadas, o Hoffenheim viaja até ao reduto de um “aflito” em busca dos três pontos, escalonado no seu habitual 1x4x3x3, sem cautelas excessivas, predisposto a chegar-se à frente por forma a contrariar a organização defensiva do adversário. Kramaric está em duvida no Hoffenheim, ao passo que Belfodil vai mesmo falhar a partida devido a lesão. Com um total de 40 golos marcados, o Hoffenheim ficou “em branco” por três vezes nos últimos dez encontros que disputou. Desde que a ação regressou aos relvados germânicos, o Hoffenheim só não conseguiu encontrar os caminhos para a baliza do Hertha.
Dica de Prognóstico
As duas equipas precisam de pontuar, o Fortuna para tentar abandonar a zona de descida, o Hoffenheim para não perder terreno na luta pelo acesso europeu. Atendendo ao que se tem visto de uma e outra equipa, não se perspetiva que adotem demasiadas cautelas, pelo que podemos ter aqui um encontro com alguns golos.