Qarabag – Partizani Tirana (Liga dos Campeões)
Uma semana depois dos embates da primeira mão que permitiram ter uma primeira impressão em relação a várias equipas em início de temporada, é hora de decidir quem segue para a próxima fase preliminar da “liga milionária”. Entre Qarabag e Partizani continua tudo a “zeros”.
O Qarabag é o grande favorito a seguir para a segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, favoritismo esse que no entanto não conseguiu confirmar na primeira mão da eliminatória com a equipa albanesa do Partizani Tirana. De resto, olhando às estatísticas, o treinador Qurban Qurbanov não terá motivos para estar satisfeito com o desempenho da sua equipa na deslocação à Albânia – em 90 minutos de jogo, a formação “azeri” só rematou por uma vez e não conseguiu fazê-lo na direção da baliza, ao passo que os donos da casa remataram enquadrados com a baliza em pelo menos três ocasiões.
Para alterar o rumo dos acontecimentos, Qurbanov até mexeu no seu 1x4x3x3 com o intuito de tornar a equipa mais perigosa do ponto de vista ofensivo, ao lançar Araz Abdullayev e Jaime Romero, mas o conjunto que contou com ex-Estoril Vágner na defesa das redes não foi capaz de conseguir o resultado desejado.
Neste segundo desafio, a lógica dita que só a vitória interessa ao Qarabag, dado que um empate sem golos levará a decisão para prolongamento e uma igualdade com golos permitirá à equipa adversária seguir em frente. Mais experiente que o Partizani Tirana neste tipo de contextos, o Qarabag saberá gerir os destinos do encontro de acordo com as suas pretensões.
Onze provável: Vágner, Huseynov, Medvedev, Sadygov, Mammadov, Quintana, Ozobic, Míchel, Madatov, Zoubir, Ricard Almeida
O Partizani Tirana terá terminado o encontro com a sensação de que poderia ter alcançado algo mais. Ainda que estejamos a falar de uma equipa que está longe de exibir argumentos idênticos aos do Qarabag, a verdade é que os pupilos treinados pelo italiano Franco Lera dispuseram de pelo menos duas boas ocasiões para chegar ao golo e viram Vágner fechar-lhes o caminho para as redes de forma espetacular em pelo menos uma delas, respondendo da melhor forma a um cabeceamento. De resto, apesar de alguns momentos de maior aflição no interior da área, a verdade é que a baliza do guardião Alban Hoxha nunca foi verdadeiramente ameaçada ao longo do desafio.
O resultado não é o melhor e as hipóteses do Partizani Tirana no distante Azerbaijão são reduzidas, é factual, mas pode jogar com dois resultados, dado que o empate com golos favorece as suas pretensões. Se conseguir marcar no Azerbaijão, o Partizani Tirana poderá complicar e muito a vida ao Qarabag, pelo que a eliminatória não está sentenciada. As bolas paradas poderão ser boas ocasiões para chegar ao golo em Baku.
Onze provável: Alban Hoxha, Labinot Ibrahimi, Willian Cordeiro, Egzon Belica, Eneo Bitri, Esin Hakaj, Bruno Telushi, Emmanuel Mesah, Esat Mala, Jasir Asani, Erald Çinari
O Qarabag precisa de vencer e Qurban Qurbanov deverá ir a jogo à procura de marcar desde o primeiro instante, ciente do quão importante será chegar primeiro ao golo. O favoritismo está todo do lado dos donos da casa que deverão mesmo assegurar o acesso à próxima fase.