FC Twente – Ajax (Eredivisie)
A 16ª ronda da Eredivisie coloca frente a frente duas equipas que atravessam momentos de forma contrastantes. O Ajax desloca-se a Enschede para defrontar o Twente e longe vão os tempos em que os “Godenzonen” sabiam que só uma grande exibição permitiria regressar a Amesterdão com os três pontos na bagagem.
Situado num dos quatro lugares que dão direito a disputar o “play-off” de acesso à Liga Europa, a verdade é que o FC Twente não aspira a muito mais que isto na atual edição da Eredivisie. Equipa construída para protagonizar uma temporada sem sobressaltos e, se possível, integrar a luta por um lugar europeu, o Twente está a ser cumpridor e a mais não é obrigado. Sem vencer há cinco jogos, a formação de Enschede empatou quatro e perdeu um, importando destacar a igualdade a uma bola alcançada na Phillips Arena, casa do campeão em título PSV Eindhoven. Derrotada pelo atual líder Feyenoord (2-0) logo na segunda jornada, falta a esta formação medir forças com o Ajax, emblema que por esta altura também integra o pódio da competição. Desta feita jogará em casa e quer tirar partido desse facto, apesar de já ter cedido em casa frente ao Excelsior (1-2) e ao FC Utrecht (1-3).
René Hake não deverá promover alterações significativas em relação ao onze que tem apresentado com maior frequência. Sonny Stevens, Dejan Trajkovski e Fredrik Jensen são baixas confirmados por lesão.
Onze Provável: Marsman, Avest, Thesker, Bijen, Lely, Mokotjo, Klich, Celina, Yeboah, Ede, Unal
O percurso do Ajax não deixa margem para duvidas: Os “Godenzonen” são a equipa em melhor forma na realidade holandesa. Invicto há 20 (!) jogos oficiais, a formação de Amesterdão recuperou de um início de época um tanto ou quanto atribulado e já está em igualdade pontual com o Feyenoord no topo da tabela da Eredivisie. Com quatro vitórias conquistadas frente a NEC (5-0), Panathinaikos (2-0), Heerenveen (0-1) e FC Groningen (2-0) nos últimos cinco jogos oficiais, o Ajax deslocou-se a Liège na última quinta-feira e empatou a uma bola com o Standard, isto numa partida que pouco ou nada significou para o Ajax em termos desportivos atendendo ao facto de já ter ganho o respetivo grupo da Liga Europa.
Depois de uma vitória importante na exigente deslocação a Heerenveen, o Ajax quer repetir o feito em Enschede e manter a invencibilidade fora de portas que ostenta tanto no campeonato como na Liga Europa. A única derrota fora de portas sofrida pela equipa de Amesterdão na atual temporada culminou com a eliminação no “play-off” de acesso à fase final da Liga dos Campeões frente aos russos do FK Rostov (4-1).
O Ajax conta com um reforço importante para este desafio: Davy Klaasen, internacional holandês que exerce uma grande influência no esquema do Ajax e regressa de lesão. Bertrand Traoré está em duvida e Anwar El Ghazi, autor do golo em Liège, poderá reassumir a titularidade no ataque liderado por Dolberg, jovem dinamarquês que tem dado nas vistas ao serviço do vice-campeão holandês. b
Onze Provável: Onana, Veltman, Sánchez, Viergever, Sinkgraven, Schone, Ziyech, Klaasen, El Ghazi, Younes, Dolberg
O Ajax venceu três dos últimos cinco encontros com o FC Twente – os outros dois terminaram empatados. Nos dois encontros mais recentes disputados em Enschede, ambas as equipas conseguiram chegar ao golo, cenário que se adivinha para esta partida.