FK Rostov – Ural (Premier League Rússia)
Se o Rostov foi uma das surpresas da temporada passada, terminando em segundo lugar na Primeira Liga Russa, o Ural também fez boa figura, conseguindo ficar a meio da tabela. Para a presente temporada, as ambições das duas equipas são semelhantes. Apesar dos problemas financeiros que afetam o conjunto de Rostov, a perspetiva de atingir a fase de grupos da Liga dos Campeões é animadora, enquanto em Ecaterimburgo a aposta na experiência poderá render maior capacidade competitiva com as equipas de topo.
O FK Rostov vive momentos de euforia depois de uma vitória no terreno do Anderlecht que os coloca no playoff da Liga dos Campeões. Nóboa e Azmoun são considerados heróis desse apuramento, com os golos marcados na Bélgica, sendo que o sorteio lhes colocou o Ajax pelo caminho, em mais um encontro que poderá ser muito benéfico para a equipa russa. Mas o herói silencioso de todo este percurso do Rostov é o seu treinador Kurban Berdyev, que depois de ter transformado o Rubin Kazan numa ameaça, consegue levar os homens de Rostov pelo mesmo caminho, mesmo se o poderio financeiro do clube é totalmente diferente. O plantel curto obriga o técnico a rodar muito os seus jogadores e foi com um onze de alternativas que se apresentou na primeira jornada da Liga Russa, tendo vencido o Orenburg por 1-0 e cumprido o objetivo. Agora, com uma semana mais descansada em perspetiva, deverá procurar entender se todos os jogadores recuperaram bem da partida na Bélgica, sendo que Azmoun é a principal dúvida.
Onze Provável: Dzhanaev – Novoseltsev, Navas, Bastos – Terentjev, Gatcan, Ezatolahi, Noboa, Kudryashov – Bukharov, Poloz.
Excelente a entrada em prova do FK Ural nesta edição da Primeira Liga Russa, batendo em casa o FC Ufa e demonstrando, desde o apito inicial, condições para ser considerada uma das equipas complicadas de ultrapassar nesta prova. No ano passado, o conjunto de Ecaterimburgo terminou a meio da tabela e, mesmo que a perspetiva de uma qualificação seja ainda longínqua, não deverá estar muito afastada das ambições de uma administração que continua a dotar o seu plantel de jogadores com experiência. Roman Pavlyuchenko terá sido a grande aposta desta temporada, começando desde já a render com um golo apontado na jornada inaugural. O único problema que se apresenta ao técnico Vadim Skripchenko é a lesão de Vladimir Khozin, que não se espera que recupere tão cedo. Já o zambiano Lungu, depois de ter sido um dos homens da jornada passada, será uma das armas a apresentar para tentar surpreender o Rostov na tarde deste domingo.
Onze Provável: Zabolotny – Novikov, Pankov, Fontanello, Dantsev – Emelyanov, Fiedler – Kulakov, Pavlenko, Lungu – Pavlyuchenko.
Os últimos cinco jogos da Primeira Liga Russa disputados entre estas equipas terminaram, todos eles, com vitória para a equipa de Rostov. Manter essa tendência é o objetivo do técnico Berdyev.
É, de facto, o Rostov que entra como principal favorito, com a confiança conquistada na Bélgica a dever superar-se à fadiga acumulada. Mas o Ural não será um conjunto para enfrentar com demasiada descontração, a experiência dos visitantes poderá colocar problemas e até sair com pontos deste encontro.