FC Porto – Moreirense (Liga NOS)
Na próxima segunda-feira, o Estádio do Dragão, na cidade do Porto, irá acolher o confronto entre o recém-coroado campeão nacional FC Porto e o Moreirense, numa partida inserida na calendarização da 33.ª e penúltima jornada da Liga NOS. Os “dragões” asseguraram matematicamente a conquista do campeonato na última jornada, no “clássico” contra o Sporting, e procuram manter a boa forma a duas jornadas do fim, numa altura em que o foco começa a virar-se para a final da Taça de Portugal. Pela frente, estará um coletivo que tem sido muito bem orientado por Ricardo Soares e que promete complicar a vida ao novo campeão nacional.
Análise FC Porto
A equipa do FC Porto chega ao jogo da consagração como novo “rei” do futebol português com um registo de 79 pontos, que permitem ao conjunto liderado pelo treinador Sérgio Conceição ocupar a liderança da tabela classificativa com uma vantagem de oito pontos para o rival e antecessor Benfica. Em 32 jornadas, o registo dos “azúis-e-brancos” contempla um total de 25 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas, onde os “dragões” marcaram por 67 vezes e sofreram 19.
Na última jornada, o FC Porto conseguiu vencer o “jogo do título”, ao bater o Sporting, em casa, por 2-0, num “clássico” onde o empate chegaria para a equipa de Conceição confirmar a conquista do campeonato nacional. Essa foi a quinta vitória consecutiva do conjunto portuense, que, anteriormente, tinha vencido contra Boavista (4-0), Paços Ferreira (0-1), Belenenses (5-0) e Tondela (1-3). Numa fase em que se prepara para cumprir calendário nas duas ultimas jornadas, o FC Porto já deverá ter o foco apontado para a final da Taça de Portugal, agendada frente ao Benfica para o dia 1 de agosto, no jogo que encerra a época 2019/20 em Portugal.
Onze provável: Diogo Costa – Tomás Esteves, Mbemba, Diogo Leite, Manafá – Romário Baró, Uribe, João Mário, Corona – Fábio Silva, Zé Luís
Análise Moreirense
Entre as equipas que iniciaram esta edição da Liga NOS tendo a manutenção como objetivo principal, o Moreirense é aquela que mais se destaca à entrada para a penúltima jornada do campeonato. A ocupar a 8.ª posição do quadro classificativo, a turma orientada pelo técnico Ricardo Soares soma um registo bastante positivo de 43 pontos, que a deixam a apenas três pontos de distância do Vitória de Guimarães e com uma vantagem de um ponto sobre Gil Vicente e Santa Clara (com mais um jogo). Em 32 jornadas, o registo total dos “cónegos” é de 10 vitórias, 13 empates e nove derrotas, com 40 golos marcados e 36 golos sofridos.
Para haver uma noção generalizada do bom momento que atravessa e da consistência que esta equipa do Moreirense possui, nas últimas 14 partidas a turma de Moreira de Cónegos só foi derrotada em uma ocasião, há sete jornadas atrás, na receção ao Rio Ave (0-1), onde até fez por justificar outro resultado. Na última jornada, o Moreirense empatou (1-1) na receção ao Paços de Ferreira, na sequência do triunfo, fora de portas, na visita à casa emprestada do Belenenses (0-1).
Onze provável: Pasinato – D’Alberto, Steven Vitória, Rosic, Djavan – Mané, Alex Soares, Filipe Soares – Luter Singh, Fábio Abreu, Gabrielzinho
Dica de Prognóstico
Conquistado que está o grande objetivo da época para a equipa do FC Porto, estes dois últimos jogos do campeonato deverão servir para descomprimir, desde logo por via de algumas opções diferentes das habituais por parte do treinador Sérgio Conceição, que terá a possibilidade de lançar, por mais minutos, vários jovens que tem lentamente vindo a ser aposta na equipa principal dos “dragões”. Perante um Moreirense que apresenta uma dinâmica ofensiva muito interessante e que deverá ir ao Dragão com a motivação em alta, pela possibilidade de manter o bom registo numa fase em que já não está sujeita a nenhum tipo de pressão classificativa, espera-se um jogo onde os “cónegos” consigam ter boas ocasiões para marcar e contribuir para um jogo interessante. Assim, será uma aposta com muito valor a de Moreirense mais de 0,5 golos, com cotação de 1.68 na Betclic.