FC Porto – Belenenses (Liga NOS)
Numa partida relativa às contas do título e da manutenção da Liga NOS, FC Porto e Belenenses têm encontro marcado para o início da noite do próximo domingo, no Estádio do Dragão, na cidade do Porto, a propósito da jornada 30 do campeonato português. A formação de Sérgio Conceição está em excelente posição para assegurar a conquista do título, tendo, neste momento, mais seis pontos que o rival Benfica, que joga antes. Pela frente, estará o conjunto orientado por Petit, que, com quatro pontos a mais que o penúltimo classificado Portimonense, procurará, acima de tudo, pontuar numa deslocação que se prevê extremamente complicada para os “azúis” de Belém.
Análise FC Porto
O FC Porto chega a esta ronda 30 do campeonato na liderança isolada (e reforçada) da tabela classificativa da Liga NOS. Com 70 pontos, a turma “azul-e-branca” leva seis pontos à maior sob o Benfica, com quem tem ainda vantagem no confronto direto. Quer isto dizer que a equipa de Sérgio Conceição está a apenas três vitórias – dependendo só de si, ou seja, considerando que o Benfica vencerá os cinco jogos que lhe restam – de se sagrar campeã nacional. Em 29 jogos, o FC Porto regista um total de 22 vitórias, quatro empates e três derrotas, onde marcou 57 golos e sofreu 18.
Na última jornada, o FC Porto conseguiu somar a segunda vitória consecutiva, na deslocação ao terreno do Paços de Ferreira, com triunfo pela margem mínima (0-1), numa partida bastante complicada para os homens de Conceição, que até recuaram no terreno na segunda parte, defendendo, na maior parte do tempo, a vantagem obtida bem cedo na partida. Antes, o FC Porto havia derrotado o Boavista, no “derby” da Invicta, por 4-0. É preciso recuar a meados de fevereiro passado para encontrar a última vez que os “dragões” conseguiram vencer dois jogos seguidos, pelo que este é, sem dúvida, um momento com a confiança em alta para os lados do Dragão.
Iván Marcano é a única baixa confirmada entre os possíveis eleitos de Sérgio Conceição.
Onze provável: Marchesín – Corona, Pepe, Mbemba, Alex Telles – Danilo, Uribe, Sérgio Oliveira – Marega, Zé Luís, Luis Díaz
Análise Belenenses
A equipa do Belenenses tem estado inserida na luta pela permanência, chegando a esta jornada na 14.ª posição da tabela classificativa, com os mesmos 31 pontos do Paços de Ferreira, a dois do Gil Vicente e com vantagem de um ponto para o Tondela e o Vitória de Setúbal. Em relação à zona de despromoção, ocupada primeiramente pelo Portimonense, com 27 pontos, a equipa orientada por Petit leva quatro pontos de vantagem. Em 29 partidas, a formação de Belém soma um total de oito vitórias, sete empates e 14 derrotas, com 25 golos marcados e 45 golos sofridos.
Na jornada do reatamento da competição em Portugal, após a paragem provocada pela pandemia do novo coronavírus, o Belenenses conseguiu vencer, na deslocação ao terreno do Aves, por 0-2. Desde então, são quatro as partidas consecutivas em que a turma de Petit não foi totalmente feliz, tendo empatado duas vezes e perdido noutras duas. Na última ronda, o Belenenses acabou a receção ao Tondela com igualdade de 1-1, que, apesar de não ter enchido as medidas, serviu para quebrar uma série de duas derrotas seguidas, averbadas contra Paços Ferreira (2-1) e Sporting (1-3).
Seguem de fora, por lesão, Tomás Ribeiro, Francisco Varela, Eduardo Kau e Chima Akas.
Onze provável: André Moreira – Phete, Nuno Coelho, Gonçalo Silva – Esgaio, André Santos, Show, Nilton Varela – Licá, Cassierra, Silvestre Varela
Dica de Prognóstico
Numa partida que deverá ser territorial e tecnicamente dominada pelo FC Porto, em virtude da superior qualidade técnica dos seus jogadores, o Belenenses deverá optar, maioritariamente, por uma postura mais defensiva, assente no recuo intencional das suas linhas, que deverão unir-se de forma a dificultar os acessos da sua baliza aos “dragões”. Certo é que, motivada por estar a três pequenos passos da reconquista do título de campeã nacional, a formação de Sérgio Conceição deverá conseguir mesmo acabar por somar os três pontos, com maior ou menor dificuldade. Isto num jogo que não deverá ter um grande número de oportunidades de golo, até porque o Belenenses deverá abdicar de atacar em grande parte do tempo e este é um momento onde o FC Porto, à imagem do que mostrou em Paços de Ferreira, joga mais para ganhar do que para brilhar. Assim, será uma boa aposta o FC Porto a vencer e menos de 4,5 golos no jogo, com cotação de 1.40 na Betclic.