FC Orenburg – Spartak Moscovo (Premier League Rússia)
Encontro entre os extremos da tabela da Primeira Liga Russa, na abertura da sétima jornada, com o FC Orenburg, uma das equipas promovidas neste verão e que ainda procura a sua primeira vitória da temporada, e o Spartak Moscovo, o líder, a defrontarem-se no Estádio Gazovik. É uma viagem ao sul da Rússia para a equipa que mais sucesso tem alcançado nesta reta inicial da competição, mesmo se pelo meio já trocou de treinador. Mas as sensações são as melhores, para a denominada equipa do povo.
Tem sido um início de temporada difícil para o FC Orenburg, o que não surpreende, já que recém-chegados à Primeira Liga Russa, têm que enfrentar uma mudança de ritmo competitivo e uma adaptação que nunca é rápida. A equipa de Orenburg ainda não venceu nenhum encontro, está no penúltimo lugar da tabela, mas poderá até dar-se por satisfeita com aquilo que vai conseguindo. Depois de ter aberto a Liga com duas derrotas pela margem mínima frente ao FK Rostov e ao CSKA Moscovo, quatro empates consecutivos deixam a entender que estará próximo o saborear dessa vitória. Amkar Perm, Arsenal Tula, Rubin Kazan e Anzhi foram os opositores, ou seja, percebe-se que a equipa vai conseguindo roubar pontos a conjuntos com perfil alto. O que também acaba por se notar é que o FC Orenburg, simplesmente, não marca golos. Seis jogos e apenas um tento marcado, por Efremov. Jogando em casa, num pequeno estádio, com relvado artificial, o FC Orenburg esperará que o contexto possa ser complicado para um adversário de nível superior. Ainda assim, a equipa surge afetada por lesões, com Parnyakov, Breev e Yacouba Bamba a ficarem, muito provavelmente, de fora.
Onze Provável: Abakumov – Malykh, Ade, Andreev, Poluyakhtov – Georgiev – Efremov, Pomerko, Vorobjov, Nakhajchik – Deljkin.
Curioso perceber que uma equipa como o Spartak Moscovo, que apenas somou um empate na Liga e não tem qualquer derrota, sendo líder isolado da mesma, já conta com uma chicotada psicológica. A posição de Dmitri Alenitchev era periclitante desde o início da época, como se percebeu após a eliminação da Liga Europa, mas Massimo Carrera parece, para já, a melhor coisa que poderia acontecer a esta equipa. O único empate surgiu no terreno do Rubin Kazan, sendo seguido de vitórias contra o Krasnodar, o Anzhi e, na última semana, o Lokomotiv Moscovo. Se há coisa que se pode sublinhar deste conjunto é o acerto defensivo, aliás, o ponto onde Carrera se afirma como especialista. A equipa sofreu apenas um golo nos seis golos disputados e frente a um dos piores ataques da prova não se esperam grandes mudanças ou surpresas para sexta-feira. O facto de não alinhar nas provas europeias também dará uma pequena vantagem à equipa do Spartak que, depois da tempestade, agora acredita que pode quebrar o ciclo de falta de títulos. Makeev e Maurício apresentaram algumas dificuldades físicas, mas poderão estar entre as opções do treinador italiano para o jogo em Orenburg.
Onze Provável: Rebrov – Eschenko, Kutepov, Bocchetti, Kombarov – Fernando, Glushakov – Promes, Zobnin, Popov – Zé Luís.
Será a primeira vez que as duas equipas se encontram.
Favoritismo total para o Spartak Moscovo, que apesar de defrontar uma equipa com forte instinto defensivo, não deverá sair de Orenburg sem os três pontos.