FC Copenhaga – Basaksehir (Liga Europa)
Na próxima quarta-feira, a Liga Europa da UEFA está de regresso ao ativo, após um interregno de praticamente cinco meses, provocado pela pandemia do novo coronavírus. Ao final da tarde, o Telia Parken, em Copenhaga, acolherá, à porta fechada, o confronto relativo à segunda-mão dos oitavos-de-final da segunda maior prova de clubes da UEFA, entre as equipas do FC Copenhaga e do Basaksehir. A formação dinamarquesa saiu derrotada, por 1-0, da partida da primeira-mão, realizada em Istambul, em março passado, pelo que terá de correr atrás do prejuízo, ao passo que a formação de Okan Buruk, recém-coroada campeã turca, poderá sorrir mediante um empate.
Análise FC Copenhaga
A equipa do FC Copenhaga não tem realizado uma boa temporada em 2019/20, onde se destaca o falhanço na luta pela revalidação do título de campeã nacional na Dinamarca, onde foi batida pelo rival Midtjylland. Depois de ter terminado, há cerca de uma semana e meia atrás, a sua participação na última edição da Superliga Dinamarquesa, a equipa orientada pelo treinador Staale Solbakken aponta agora baterias à segunda-mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, eliminatória onde o Copenhaga está em desvantagem. Isto porque a equipa perdeu na visita a Istambul, que remonta a 12 de março passado. O desaire, por 1-0, obriga os dinamarqueses a ganhar nesta segunda-mão.
Para tentar reverter a situação trazida do primeiro jogo e conseguir o desejado apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa, que será realizada até a final a uma só mão, em solo alemão (dos quartos-de-final em diante), o FC Copenhaga procurará aproveitar o bom momento trazido das últimas jornadas do campeonato dinamarquês, obtido com as vitórias diante do Aalborg (0-1) e do Nordsjaelland (2-1), que serviram para confirmar a vice-liderança na tabela classificativa.
Onze provável: Johnsson – Varela, Nelsson, Papagiannopoulos, Bengtsson – Jensen, Stage, Zeca, Fischer – Daramy, N’Doye
Análise Basaksehir
O conjunto do Basaksehir atravessa um dos períodos mais brilhantes da sua história enquanto clube, senão o mais cintilante mesmo. Há cerca de duas semanas atrás, o conjunto orientado pelo técnico Okan Buruk conseguiu confirmar a conquista do título de campeão nacional turco, algo que já tinha estado muito perto de obter na época transata. Batendo a concorrência de históricos como Galatasaray, Besiktas ou Fenerbahçe, o Basaksehir terminou ainda à frente de surpresas como o Trabzonspor ou o Sivasspor. Nesta Liga Europa, os turcos gozam de estatuto de favoritos para seguir rumo aos quartos-de-final, depois da vitória por 1-0 na primeira-mão, obtida após uma grande penalidade convertida por Visca, já na reta final do desafio.
Em oito jogos realizados após a retoma do futebol na Turquia, o Basaksehir tem um registo com cinco vitórias, um empate e duas derrotas. Curiosamente, os dois desaires aconteceram em duas das últimas três jornadas da Superliga Turca, em ambas as ocasiões fora de portas, contra Konyaspor (4-3) e Kasimpasa (3-2). A meio desses jogos, o Basaksehir recebeu e venceu o Kayserispor (1-0) e confirmou a conquista do título nacional.
Onze provável: Günok – Caiçara, Skrtel, Epureanu, Clichy – Tekdemir, Aleksic, Kahveci – Visca, Ba, Crivelli
Dica de Prognóstico
As duas equipas terminaram os respetivos campeonatos há cerca de uma semana e meia atrás, sendo que, desse prisma, o Basaksehir aparece muito mais motivado que o FC Copenhaga, uma vez que os turcos conseguiram vencer o primeiro título de campeão nacional da sua história, ao passo que os dinamarqueses falharam redondamente o objetivo da conquista da Superliga Dinamarquesa. A precisar de recuperar da desvantagem de um golo, a equipa de Staale Solbakken terá de saber lidar com a ausência de apoio nas bancadas, algo que o Basaksehir poderá aproveitar para conseguir carimbar o apuramento para os quartos-de-final, até porque poderá jogar com a possibilidade de empatar ou até perder por um golo de diferença, caso seja capaz de marcar pelo menos por uma vez. Assim, será uma boa opção o investimento no mercado de dupla possibilidade favorável à vitória do Basaksehir ou Empate, cotada a 1.45 pela Betclic.