Estoril Praia – Portimonense (Liga NOS)
O Estoril Praia, “lanterna vermelha” da Liga NOS 2017/18, quer dar início à recuperação na receção ao Portimonense de Vítor Oliveira. O jogo está marcado para a noite desta segunda-feira, na Amoreira.
Ivo Vieira chegou ao comando técnico do Estoril Praia para render Pedro Emanuel e teve cerca de duas semanas e meia para trabalhar a equipa, dado que assumiu os destinos numa altura de pausa para compromissos de seleções que ainda por cima antecedeu a disputa de mais uma ronda da Taça de Portugal, prova da qual o Estoril já se encontra eliminado. No primeiro desafio oficial sob novas ordens, os “Canarinhos” deram uma ótima resposta em termos de “jogo jogado”, ainda que não tenham conquistado os três pontos. Na sempre difícil deslocação ao “Caldeirão” dos Barreiros para enfrentar o Marítimo, o Estoril empatou sem golos, mas dispôs de várias ocasiões de golo e esteve sempre mais próximo de marcar que a formação local.
A formação da Linha tem capacidade individual e coletiva para produzir mais que aquilo que tem feito até agora. Neste momento, o Estoril apresenta o pior registo atacante do campeonato a par do Moreirense com apenas oito golos marcados, apresentado simultaneamente a defesa mais batida com 26 tentos consentidos. Os tempos são de mudança na Amoreira e os responsáveis do clube esperam a primeira vitória com o novo treinador ao leme já nesta receção ao Portimonense. Importa recordar que os estorilistas não vencem desde agosto.
Gonçalo Brandão, Abner, Lucão e Mano ficam fora de combate por lesão.
Onze Provável: Moreira, Fernando Fonseca, Halliche, Monteiro, Joel, Evangelista, Kyriakou, Victor Andrade, Jorman Aguilar, André Claro, Kléber
O Portimonense está a ter um desempenho interessante em ano de regresso ao primeiro escalão do futebol nacional, situando-se por esta altura a meio da tabela com 15 pontos conquistados em 12 jogos. As quatro vitórias da equipa algarvia foram todas conquistadas a jogar em casa, enquanto o melhor que conseguiu a jogar fora de portas foram os empates em Guimarães frente ao Vitória (3-3) e em Moreira de Cónegos (1-1).
A estatística pode surpreender os mais desatentos, mas a verdade é que o Portimonense apresenta o quatro melhor registo ofensivo do campeonato em igualdade com o SC Braga, superado apenas pelos ditos “três grandes” – 22 golos marcados em 12 jogos, contando com os contributos importantes do brasileiro Paulinho e do japonês Nakajima, avançado nipónico que é uma das revelações da Liga NOS 2017/18. O “reverso da medalha” surge no capítulo defensivo: só o Estoril Praia sofreu mais golos que a equipa do sul do país nesta edição da Liga NOS, uma vez que os algarvios já “encaixaram” 23 golos.
Tabata, Ricardo Pessoa (lesionados) e Pedro Sá (suspenso) estão lesionados e não vão viajar até à Amoreira.
Onze Provável: Ricardo Ferreira, Hackman, Possignolo, Rúben Fernandes, Agbenyenu, Rosell, Ewerto, Paulinho, Dener, Nakajima, Fabrício
A chegada de Ivo Vieira mudou a “cara” deste Estoril e, após um grande jogo na Madeira, é provável que a equipa da Linha de Cascais consiga alcançar algo de positivo nesta receção ao Portimonense.