Estónia – Bélgica (Mundial 2022)
Os extremos encontram-se na quarta jornada do Grupo E de qualificação para o Mundial 2022. A Bélgica, grande favorita à vitória final no grupo, viaja até à Le Coq Arena, em Talín, para medir forças com a Estónia.
Análise Estónia
A Estónia ocupa a posição 110 no ranking de seleções da FIFA e é uma das seleções mais vulneráveis no panorama europeu. Sem qualquer esperança relativa ao apuramento para a fase final do Mundial 2022, a Estónia integra o Grupo E juntamente com Bélgica, Chéquia, País de Gales e Bielorrússia e terminar com pontos já será positivo.
Nos dois encontros disputados em março, as coisas não correram nada bem à seleção báltica. Frente à Chéquia, num encontro disputado em Lublin, na Polónia, a Estónia saiu goleada por seis bolas a duas, importando referir que os estónios entraram a vencer mas ao minuto 56 já perdiam por 1-6. Já na ronda seguinte, frente aquela que seria teoricamente a adversária mais próxima em termos qualitativos, a Estónia. Apesar de até ter estado a vencer em Minsk por duas bolas a uma, a equipa treinada por Thomas Haberli saiu da Bielorrússia com uma derrota por quatro bolas a duas. Contas feitas, a Estónia não soma qualquer ponto, leva quatro golos marcados e… dez sofridos. Naturalmente ausente da fase final do Europeu, a Estónia aproveitou o início do mês de junho para disputar três encontros de preparação frente a seleções vizinhas, dois deles inseridos na Baltic Cup, competição amigável que acabou por vencer ao bater Lituânia (0-1) e Letónia (2-1). Pelo meio, surpreendeu ao vencer a Finlândia, equipa que esteve na fase final do Europeu.
Onze provável: Hein, Tamm, Kuusk, Mets, Puri, Kreida, Kait, Vassiljev, Pikk, Sappinen, Anier
Análise Bélgica
Eliminada na fase final do Euro 2020 nos quartos de final, às mãos da seleção italiana que se viria a tornar campeã continental, a seleção belga concentra-se agora na tentativa de garantir o apuramento para o Mundial 2022 o quanto antes. O cumprimento desse objetivo está muito bem encaminhado e, à partida, os belgas não passarão por qualquer tipo de dificuldade para assegurarem a respetiva presença na competição que vai decorrer em solo “qatari”.
Por esta altura, a Bélgica é líder do Grupo E com sete pontos, mais três que a Chéquia, única seleção que travou os eleitos de Roberto Martínez até então. Em março deste ano, os belgas venceram na receção ao País de Gales (3-1), foram empatar a solo checo (1-1) e, por fim, aplicaram uma impiedosa goleada à Bielorrússia por oito bolas a zero. Líderes do grupo e detentores tanto do melhor ataque (12 golos marcados) quanto da melhor defesa (dois golos sofridos), esta fase de qualificação tem tudo para ser uma “caminhada no parque” para a equipa flamenca que nesta pausara para compromissos de seleções terá tripla jornada de apuramento: após a visita à Estónia, receberá à Chéquia e posteriormente voltará a subir (geograficamente falando) para defrontar a Bielorrússia.
Kevin De Bruyne está lesionado e é a principal baixa na seleção belga para os compromissos de qualificação que se avizinham. Nacer Chadli, Doku e Mertens também não integram as escolhas.
Onze provável: Courtois, Alderweireld, Boyata, Vertonghen, Castagne, Witsel, Tielemans, Thorgan Hazard, Carrasco, Eden Hazard, Lukaku
Dica de Prognóstico
Perspetiva-se que a seleção belga vença sem dificuldades nesta visita à Estónia e provavelmente por uma margem dilatada.