Estónia – Bélgica (Mundial 2018)
O trilho belga com destino ao Mundial 2018 passa pela Estónia, nação geograficamente perto da Rússia. No grupo H (zona UEFA), a discussão do apuramento faz-se entre Bélgica, Grécia e Bósnia e Herzegovina.
A Bélgica lidera o grupo H a título isolado com 13 pontos, dois de vantagem em relação à renascida seleção grega. Favoritos ao apuramento na “pole”, os belgas seguem invictos e perderam pontos pela primeira vez no último desafio que disputaram nesta fase de qualificação, ao empatarem a um golo precisamente com a equipa helénica.
Atualmente orientada por Roberto Martínez, a seleção belga mantém os índices positivos em fases de qualificação para grandes torneios. Excepção feita ao encontro caseiro com os gregos, a Bélgica goleou em todas as partidas que disputou nesta fase de qualificação, superiorizando-se com clareza às congéneres do Chipre (0-3), da Bósnia e Herzegovina (4-0), de Gibraltar (0-6) e da Estónia (8-1). A Bélgica tem cumprido com as suas obrigações e continua a evidenciar aquilo que demonstrou nos últimos anos: Um futebol de propensão ofensiva, potenciado pela qualidade de uma excelente geração de jogadores que, ainda assim, vão ter que fazer muito mais para ficarem nos pergaminhos do futebol europeu.
Antes deste encontro com a Estónia, Bélgica recebeu e venceu a República Checa (2-1). A principal baixa para este encontro é Eden Hazard, jogador do Chelsea que se lesionou numa sessão de treino e vai ficar de fora nos próximos três meses.
Onze Provável: Courtois, Kompany, Alderweireld, Verthongen, De Bruyne, Nainggolan, Tielemans, Ferreira-Carrasco, Chadli, Batshuayi, Lukaku
Geograficamente perto, desportivamente longe. A Estónia não entra nas contas do apuramento para o Mundial 2018, integrando o lote de três equipas que constitui o “segundo nível” deste grupo H. A luta da seleção da Estónia corresponde à tentativa de ficar na quarta posição do grupo, à frente de Gibraltar e Chipre. Os gibraltinos não deverão dar grande trabalho e ao que tudo indica vão terminar esta etapa sem pontos conquistados, ao passo que os insulares dão melhor réplica. Ainda assim, depois de um empate no Chipre, os eleitos da Estónia têm razões para acreditar que é possível terminar à frente deste adversário ao vencer em casa.
O resultado do primeiro encontro entre Bélgica e Estónia foi um dos mais expressivos desta zona de qualificação europeia. Os belgas venceram sem apelo nem agravo por oito bolas a uma e muito provavelmente não vão passar por dificuldades neste segundo desafio, mas é também não se perspetiva que sejam capazes de construir um resultado tão dilatado. Nos dois jogos que disputou em casa nesta fase, a Estónia venceu Gibraltar (4-0) e perdeu com a Grécia (0-2).
Em março deste ano, num encontro amigável, a Estónia surpreendeu a Europa do futebol ao vencer a Croácia (3-0).
Onze Provável: Aksalu, Mets, Klavan, Kruglov, Baranov, Teniste, Kallaste, Luts, Vassiljev, Dmitrijev, Anier, Kait
Prevê-se uma jornada tranquila para a seleção belga nesta deslocação à Estónia.