Espanha – Suíça (Amigável de Seleções)
A seleção espanhola realiza o último encontro de preparação em solo nacional antes de partir para a Rússia. Os pupilos de Julen Lopetegui enfrentam a congénere da Suíça, também apurada para a fase final do Mundial 2018. O encontro realizar-se-á este domingo, a partir das 20h00, no estádio El Madrigal.
“La Roja” viaja para a Rússia com o intuito de má imagem deixada nas duas últimas fases finais de grandes competições em que participou. Julen Lopetegui, novo timoneiro espanhol, participará pela primeira vez na fase final de uma grande competição a formação do seu país.
A seleção de Espanha continua a contar com a “base” da equipa que disputou as últimas fases finais e boa parte da equipa que foi eliminada às mãos da Itália no Euro 2016 poderá muito bem constar entre as escolhas iniciais do treinador para o desafio inaugural frente a Portugal. Ainda assim, Lopetegui conta com algumas novidades na lista como Marco Asensio, Odriozola, Lucas Vazquez ou Saúl Ñiguez.
Depois de ter assegurado o apuramento direto para a fase final ao vencer o respetivo grupo sem derrotas, a seleção de Espanha disputou dois amigáveis neste ano civil de 2018 e o saldo é positivo: empate a uma bola com a Alemanha e goleada imposta à Argentina por seis bolas a uma.
Onze Provável: David De Gea, Azpilicueta, Piqué, Ramos, Jordi Alba, Thiago Alcântara, Koke, Ñiguez, Isco, Asensio, Diego Costa
A Suíça também vai cumprir o penúltimo jogo antes de iniciar o seu percurso no campeonato do mundo da Rússia, prova em que medirá forças com Brasil, Sérvia e Costa Rica. Não se adivinham facilidades para a seleção helvética, segunda no grupo de apuramento para a competição com os mesmos 27 pontos que a equipa portuguesa. No derradeiro play-off, frente à Irlanda do Norte, um triunfo por uma bola a zero em Belfast foi quanto bastou para seguir em frente.
A equipa suíça tem sido muito competente em termos defensivos: não sofre golos desde o desaire por duas bolas a zero no estádio da Luz, em outubro. Desde então, para além dos dois jogos frente à Irlanda do Norte (0-1; 0-0), a Suíça disputou mais dois jogos, ambos de preparação. No primeiro bateu a Grécia pela margem miníma (0-1) e no segundo goleou a seleção do Panamá por seis golos sem resposta, formação que também está apurada para a fase de grupos do Mundial 2018. Depois do duelo com a equipa espanhola, a Suíça enfrentará o Japão no derradeiro teste.
Onze Provável: Roman Burki, Michael Lang, Nico Elvedi, Johan Djourou, Steven Zuber, François Moubandje, Gelson Fernandes, Granit Xhaka, Blerim Dzemaili, Mario Gravanovic, Breel Embolo
A seleção espanhola é amplamente favorita à conquista dos três pontos neste desafio e deverá conseguir pôr fim à série de jogos da congénere Suíça sem sofrer golos.