Espanha – Albânia (Mundial 2018)
As selecções de Espanha e da Albânia colocam-se frente a frente esta sexta-feira no Estadio José Rico Pérez, em Alicante, num embate a contar para a 9ª jornada do Grupo G da fase de qualificação ao Mundial 2018. Os espanhóis chegam aqui numa fantástica forma, possuindo um plantel de qualidade e talento exorbitante, e situando-se no topo do Grupo G, com mais 3 pontos que Itália. Já a Albânia chega aqui apenas para cumprir calendário, não tendo já hipótese de conseguir roubar o 2º lugar a Itália.
Espanha ocupa o 1º lugar neste Grupo G com 22 pontos, fruto de 7 vitórias e 1 empate, com parciais de 32 golos marcados e 3 golos sofridos. Os espanhóis chegam aqui à procura de se redimirem pela fraca prestação no último Campeonato do Mundo, em 2014, onde não conseguiram ir além da fase de grupos numa altura em que eram os actuais campeões em título, tendo vencido o Mundial 2010. O único empate da Fúria neste Grupo G foi contra Itália, na primeira volta, tendo-se redimido e vencido os italianos na segunda volta do agrupamento.
O plantel espanhol transborda talento e qualidade, contando com vários jogadores a representarem algumas das melhores equipas do mundo. A espinha-dorsal da equipa é muito bem constituída, começando por De Gea na baliza, com defesas como Sergio Ramos, Piqué, Alba, etc, médios como Isco, Thiago Alcantara, David Silva e Asensio, e avançados como Pedro, Rodrigo, Callejón, etc. Com uma abismal diferença de golos marcados e sofridos em relação a Itália, a Fúria está a uma vitória de garantir presença directa no Campeonato do Mundo.
Nos seus 4 jogos oficiais disputados desde o início do ano, a Espanha apresenta um histórico de 4 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 4-1 na recepção ao Israel. Seguiu-se uma vitória por 1-2 em terreno da Macedónia, uma vitória por 3-0 na recepção ao Itália, e na última jornada, uma vitória por 0-8 em terreno do Liechtenstein.
Onze Provável: Gea – Odriozola, Piqué, Ramos e Alba – Busquets, David Silva e Thiago – Isco, Callejón e Asensio.
A Albânia, por sua vez, ocupa o 3º lugar do Grupo G com 13 pontos, fruto de 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, com parciais de 10 golos marcados e 9 golos sofridos. Os albaneses chegam aqui apenas para cumprir calendário, sendo que apesar de ainda ser matematicamente possível igualarem a Itália, caso vençam estes últimos dois jogos e os italianos percam os próximos dois, a diferença de golos é já muito grande, reduzindo exponencialmente as hipóteses de qualificar. Existem alguns nomes conhecidos na equipa, especialmente na parte mais recuada, com o guarda-redes Berisha, da Atalanta, e os defesas Hysaj e Mavraj, Nápoles e Hamburgo.
Nos seus únicos 4 jogos oficiais disputados desde o início do ano, a Albânia apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-0 em terreno de Itália. Seguiu-se uma vitória por 0-3 em terreno de Israel, uma vitória por 2-0 na recepção ao Lichtenstein, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno da Macedónia.
Onze Provável: Berisha – Hysaj, Ajeti, Mavraj e Agolli – Kukeli, Lila e Hyka – Roshi, Sadiku e Llullaku.
A Espanha venceu o único confronto directo disputado nos últimos 24 anos.
Albânia
|
0-2 |
Espanha
|
WC2018 UEFA
|
A Espanha apresenta um plantel de extrema qualidade, com muita qualidade defensiva e um ataque avassalador, sendo de prever mais uma goleada espanhola aqui.