Energetik-BGU Minsk – FK Minsk (Vysshaya Liga)
A bola continua a rolar na Bielorrússia e à terceira jornada da Vysshaya Liga volta a haver “derby” em Minsk – à semelhança do que aconteceu na ronda anterior -, desta feita entre Energetik-BGU e FK Minsk. A expectativa para o desafio é elevada, não tanto pela rivalidade entre os dois clubes, mas sim por se tratarem de duas das quatro equipas que venceram os respetivos compromissos nas duas primeiras jornadas.
A cumprir a segunda temporada consecutiva no escalão máximo do futebol bielorrusso após 13 anos de ausência, o Energetik-BGU iniciou a Vysshaya Liga 2020 de forma muito auspiciosa. O 12º colocado da última edição da competição venceu os dois primeiros desafios que disputou: na ronda inaugural, em tarde de receção ao candidato BATE Borisov, o Energetik levou a melhor por três bolas a uma. O uzbeque Yakhshibaevd eu marcou por duas vezes na primeira parte para o Energetik, Skavysh encurtou a distância aos 66 mas Dusan Bakic, saído do banco, fechou a contagem em 3-1 a dois minutos do fim, orquestrando o maior choque da jornada de abertura. Já na segunda jornada, os pupilos de Vladimir Belyavskiy, treinador que cumpre a segunda temporada no clube, foram vencer ao terreno do recém-promovido Rukh Brest por uma bola a zero, golo apontado por Mirsohnikov na ponta final do primeiro tempo.
A equipa do Energetik tem todos os motivos para encarar o encontro que se avizinha com os índices de motivação nos píncaros. O plantel conta com várias caras novas para encarar este ano de 2020. Shkurdyuk, Miroshnikov, Sokol, Girs, Yakshiboev e Atemengue, todos presumíveis titulares, chegaram ao clube no início da presente época. Excluindo o veterano guardião Lesko (35 anos), o jogador mais velho do plantel é Artem Sokol (26 anos), dado que espelha bem o quão jovem é esta equipa do Energetik, repleta de jovens que querem demonstrar o seu valor para poderem dar o “salto” para um emblema soviético com objetivos mais ambiciosos. Belyavskiy deverá repetir o 1x4x2x3x1 do último jogo com um duplo pivot composto por Nosko (capitão) mais fixo e Tweh (autor de duas assistências) a assumir a ligação entre o meio e o ataque. Ilya Shkurin, melhor marcador da última edição do campeonato, já não “mora” em Minsk, uma vez que se transferiu para os russos do CSKA de Moscovo. Para o seu lugar chegou o camaronês Junior Atemengue, avançado ex-Neman que ainda não se estreou a marcar.
Onze provável: Lesko, Nosko, Shkyurdyuk, Miroshnikov, Sokol, Yaxshiboev, Mushahagian, Tweh, Girs, Mawatu, Atamengue
Uma semana depois de ter vencido o Dínamo Minsk (3-2), o FK Minsk volta à ação para disputar mais um “derby” da capital, desta feita frente ao Energetik-BGU. 9º colocado da última edição da Vysshaya Liga, o FK Minsk está há seis anos consecutivos entre a elite do seu país e a conquista da Taça em 2012/13 corresponde ao maior êxito da sua história.
Nesta Vyshhaya Liga 2020, o FK Minsk estreou-se da melhor forma ao vencer em casa do Belshina por três bolas a uma. Apesar de ter viso o adversário adiantar-se no marcador logo aos sete minutos, os tentos apontados por Vasyliev, Khvashchinskiy e Ryzhuk já na segunda metade permitiram iniciar a competição com o pé direito. Já no duelo seguinte, antes o Dinamo Minsk, quarto colocado da última edição da competição, o FC Minsk levou a melhor por três bolas a duas, cortesia de uma primeira parte perfeita: o FC Minsk marcou logo no primeiro minuto e ao intervalo já vencia por três golos sem resposta. O Dinamo respondeu nos últimos dez minutos, mas sem sucesso.
Com seis golos marcados em duas jornadas, escusado será dizer que o FK Minsk possui o melhor ataque da Vysshaya Liga 2020. A equipa sob as ordens de Andrey Razin, habitualmente escalonada em 1x3x4x3, é composta por elementos mais experientes em comparação com os intérpretes que compõem a equipa do Energetik. De resto, as expectativas em relação à sua prestação nesta Vysshaya Liga também são mais altas.
Onze provável: Leonov, Zaleskly, Chahovets, Ryzuk, Nasbulin, Vasylev, Yarotsky, Prinshchepa, Khvashchinskiy, Shramchenko, Gribovskiy
As duas equipas estão confiantes na sequência dos respetivos desempenhos nas duas primeiras jornadas. Nesta altura do campeonato, há muito mais a ganhar que a perder, ainda para mais tendo em conta que falamos de duas equipas que não aspiram aos lugares cimeiros. Como tal, a expectativa é a de um jogo aberto, com ambas as equipas dispostas a correr riscos para chegarem ao golo.