Elche – Athletic Bilbao (La Liga)
Em mais um jogo inserido na calendarização da 1.ª jornada da nova edição de La Liga 2021/22, a equipa do Elche fará a cortesia da receção à equipa do Athletic Bilbao, esta segunda-feira, ao início da noite, no relvado do Estadio Manuel Martínez Valero, em Elche. O grande objetivo da equipa comandada pelo treinador Fran Escribá será, naturalmente, carimbar a manutenção de forma tranquila, se possível superando o registo da época passada. Já o conjunto liderado pelo técnico Marcelino Garcia Toral espera fazer um campeonato equilibrado, que lhe permita terminar na metade superior da tabela classificativa, sem perder de vista os lugares de acesso às provas da UEFA.
Análise Elche
A equipa do Elche tem um dos plantéis com menor valor de mercado na presente edição de La Liga, onde lutará pelo objetivo da permanência, com a intenção de o alcançar com mais segurança do que na época passada. Isto porque, em 2020/21, já com Fran Escribá no comando técnico, o Elche acabou o campeonato no 17.º lugar da tabela classificativa, o primeiro fora da zona de descida, com registo de 36 pontos, mais dois que o Huesca. Em 38 partidas, o registo completo foi de oito vitórias apenas, com 12 empates e 18 derrotas, 34 golos marcados e 55 golos sofridos.
A permanência do treinador Fran Escribá na liderança do corpo técnico para a nova época desportiva de 2021/22 pode ser um bom sinal para o Elche, que terá outra consistência no seu trabalho do dia a dia, sabendo-se que a mentalidade e os ideais do seu futebol já perduram há algum tempo. Na pré-época, a equipa do Elche realizou seis jogos de preparação, tendo somado duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Depois de vencer o Alavés (1-0) e empatar com o Cartagena (1-1), a turma de Escribá perdeu com o Levante (1-2), no passado fim-de-semana.
Onze provável: Badia – Palacios, Verdú, Bigas, Josema – Josan, Guti, Marcone, Fidel – Boyé, Carrillo
Análise Athletic Bilbao
A equipa do Athletic Bilbao teve uma prestação bastante irregular na última edição de La Liga, pretendendo subir o nível competitivo à entrada para o novo campeonato, de preferência assumindo qualidade suficiente para lutar pelo apuramento para as competições europeias. Em 20/21, o grupo orientado por Marcelino terminou a liga no 10.º lugar da tabela classificativa, com os mesmos 46 pontos do Granada, dois acima de Osasuna e Cadiz. Em 38 jogos, o saldo foi de 11 vitórias, 13 empates e 14 derrotas, com 46 golos marcados e 42 golos sofridos.
Esta partida referente à jornada de abertura da Liga Espanhola 21/22 será a estreia oficial da nova versão do Athletic Bilbao, que realizou um total de seis jogos de caráter particular na pré-época, tendo fechado com registo de três vitórias, um empate e duas derrotas. No passado fim-de-semana, a turma de Marcelino conseguiu empatar frente ao Liverpool (1-1), depois de ter somado por vitória o particular efetuado contra os também ingleses do Southampton (3-1), no dia anterior.
Onze provável: Agirrezabala – Marcos, Álvarez, Martínez, Balenziaga – Berenguer, García, Vencedor, Muniain – Williams, Sancet
Dica de Prognóstico
Pela diferença de qualidade técnico-tática entre as duas equipas, bem como dos objetivos a que se propõem no início de mais uma Liga Espanhola, a expectativa é a de um jogo dominado pelo Athletic Bilbao, perante um Elche mais focado no momento da sua organização defensiva, à procura de fazer mossa assim que recuperar a bola, através de saídas rápidas para o contra-ataque. Com uma cultura tática muito bem definida, a turma de Marcelino não deverá conceder muitas oportunidades de golo ao adversário, devendo, por outro lado, sentir algumas dificuldades para penetrar facilmente no bloco defensivo do Elche. Assim sendo, a melhor aposta será no mercado de Menos de 2,5 golos, com cotação de 1.53 na casa de apostas Betano.