El Salvador – Jamaica (Gold Cup)
As seleções de El Salvador e Jamaica, vitoriosas na jornada inaugural, vão medir forças pela terceira vez consecutiva em fases finais da Gold Cup. O duelo está agendado para a noite desta sexta-feira, em Houston.
A seleção de El Salvador estreou-se da melhor forma na Gold Cup ao confirmar o favoritismo que ostentava à entrada para o embate com a congénere de Curaçau. O triunfo por uma bola a zero teve a assinatura de uma cara conhecida para parte do público português – o avançado Nelson Bonilla, com passagens por Nacional e Oliveirense, deu a vitória à sua equipa. De resto, esta é a terceira Gold Cup em que Bonilla participa ao serviço da seleção de El Salvador. Apesar da passagem por Portugal, Bonilla está atualmente ao serviço dos tailandeses do Bangkok United e a verdade é que nenhum dos seus colegas atua na Europa. O seleccionador mexicano Carlos de los Cobos tem às suas ordens um forte contigente do Alianza FC, clube salvadorenho que “emprestou” sete jogadores à seleção, sendo que todos participaram no primeiro encontro. Para além de Bonilla, só Andrés Flores (Portland Timbers), Darwin Cerén (Houston Dynamo) e Bryan Tamacas (Sportivo Luqueño) atuam fora do país de origem.
Neste ano de 2019, a seleção de E Salvador disputou cinco encontros antes de iniciar a respetiva participação na Gold Cup e somou resultados satisfatórios, entre os quais uma vitória por duas bolas a zero frente à esta seleção da Jamaica. A conquista de um ponto neste encontro poderá ser garantia do acesso à próxima fase.
Onze provável: Hernández, Tamacas, Domínguez, Macía, Jiménez, Orellana, O. Cerén, Flores, D. Cerén, Alas, Bonilla
A seleção da Jamaica tem um estatuto a defender nesta Gold Cup 2019, dado que ostenta o estatuto de vice-campeã em título do continente. Os “Reggae Boyz” são os grandes favoritos à vitória do grupo, cenário que poderão confirmar caso vençam este duelo com El Salvador.
Em relação a 2017, o seleccionador Theodore Whitmore continua no cargo e são vários os repetentes. No entanto, há pelo menos uma novidade que promete causar estragos, embora tenha ficado “em branco” diante das Honduras – de seu nome, Leon Bailey.
O desfecho do encotnro das Honduras (3-2) poderá sugerir que a partida disputada em Kingston pautou pelo equilíbrio, mas olhando para o placard, a verdade é que os jamaicanos não passaram por grandes dificuldades. Dever Orgill, jogador do Ankaragucu, deu uma vantagem de dois golos à sua equipa antes do intervalo. Anthony Lozano ainda reduziu a abrir a segunda parte, mas bastaram dois minutos para Damion Lowe reestabelecer a diferença em dois golos. Rublio Castillo viria a apontar o 3-2 já para lá do minuto 90, tento que não colocou em perigo a vantagem dos atuais vice-campeões.
Onze provável: Blake, Powell, Lowe, Francis, Lawrence, Hector, Vassell, Williams, Orgill, Bailey, Brown
Em março deste ano, a seleção de El Salvador bateu a Jamaica por dois golos sem resposta. Nos quatro duelos anteriores, registaram-se três vitórias jamaicanas e um empate. Em quatro dos últimos cinco confrontos, registaram-se menos de três golos. Os salvadorenhos, teoricamente inferiores, sabem que um empate poderá ser suficiente para alcançar a próxima fase.