El Salvador – Curaçao (Gold Cup 2017)
As selecções de El Salvador e de Curaçao colocam-se frente a frente na madrugada desta sexta-feira no Sports Authority Field at Mile High, em Denver, num embate a contar para a 2ª jornada do Grupo C da Gold Cup 2017. A selecção de El Salvador chega aqui na ressaca de uma derrota às mãos do México, tornando imprescindível a soma de pontos aqui se pretendem lutar por um lugar de qualificação. Já o Curaçao está no mesmo lugar que o seu rival, tendo perdido a primeira jornada e sendo agora obrigado a somar pontos.
O El Salvador ocupa o 3º lugar neste Grupo C sem nenhum ponto somado, graças à derrota concedida na 1ª jornada, com parciais de 1 golo marcado e 3 golos sofridos. Esta selecção nunca venceu esta prova nem sequer chegou a estar próxima de o fazer, com o mais longe que alguma vez conseguiu chegar a serem os quartos de final, atingindo-os mais recentemente em 2011 e 2013, e acabando eliminada pelo Panamá e pelos Estados Unidos, respectivamente.
La Selecta não apresenta jogadores muito conhecidos, já que a maioria actua no campeonato de futebol de El Salvador, e destacam-se apenas os médios Andrés Flores e Richard Menjivar, do New York Cosmos, e Darwin Cerén, do SJ Earthquakes. Depois da derrota da 1ª jornada, a selecção de El Salvador precisa de somar os 3 pontos de modo a manter-se na corrida pelos lugares de acesso aos quartos de final, até porque existe a possibilidade de se qualificar como melhor 3º classificado.
Nos seus últimos 5 jogos, sendo os 4 primeiros amigáveis, El Salvador apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno do Curaçao. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção à Olimpia, um empate por 2-2 em terreno das Honduras, uma derrota por 3-0 em terreno do Equador, e na última jornada, uma derrota por 3-1 contra o México.
Onze Provável: Villalobos – Tamacas, Romero, Molina e Larin – Cerén e Menjivar – Punyed, Mayen e Pineda – Zelaya.
O Curaçao, por sua vez, ocupa o 4º lugar neste Grupo A sem nenhum ponto, também fruto de um desaire, e com parciais de 2 golos sofridos, sem ter ainda conseguido marcar um único golo. Depois de vencer a Taça das Caraíbas, eliminado a Jamaica na final, o Curaçao estreou-se nesta Gold Cup, ainda que a estreia não tenha corrido da forma desejada, saindo derrotado contra a Jamaica por 0-2. Esta é uma selecção com pouquíssima história no futebol e entra nesta competição onde encontrará algumas selecções com um ritmo competitivo muito superior, tal como já aconteceu na 1ª jornada.
Praticamente todos os defesas, incluindo o guarda-redes, alinham em equipas holandesas, embora apenas o o guarda-redes Eloy Room e o defesa Lachman actuem no principal escalão de futebol holandês. Os médios Leandro Bacuna e Jarchinio Antonia também detém alguma experiência e outro tipo de ritmo competitivo, representando equipas como Aston Villa e Go Ahead Eagles.
Nos seus últimos 5 jogos, sendo os 2 primeiros amigáveis, o Curaçao apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-1 em terreno do Canadá, um empate por 0-0 na recepção à Nicaragua, uma vitória por 2-1 na recepção à Martinica, uma vitória por 1-2 em terreno da Jamaica, e na última jornada, uma derrota por 0-2 contra a Jamaica.
Onze Provável: Miller – Fisher, Lowe, Campbell e Francis – Grandison, Lambert, Gordon e Binns – Burke e Johnson.
Nos únicos 3 confrontos directos disputados, El Salvador venceu 2 e empatou o restante.
Curaçau
|
1-1 |
El Salvador
|
Amigáveis 2017
|
El Salvador
|
1-0 |
Curaçau
|
WC2018 CONCACAF
|
Curaçau
|
0-1 |
El Salvador
|
WC2018 CONCACAF
|
Em competições oficiais, o El Salvador nunca facilitou a vida ao Curaçao, e numa competição onde ambos lutam por um lugar de acesso aos quartos de final, é o El Salvador quem sai favorito a levar a melhor.