Diriangen – Juventus Managua (Primera Nacional)
O “play-off” que vai definir o campeão do Clausura nicaraguense arranca na madrugada de quarta (22) para quinta-feira (23). O primeiro duelo dos quartos de final opõe o Diriangen, terceiro colocado da fase regular, à Juventus Managua, equipa que terminou na sexta posição.
Vencedor máximo do principal escalão nicaraguense com 27 títulos no respetivo palmarés, o Diriangen ficou-se pelas meias-finais do Apertura, torneio disputado na primeira metade da atual temporada. O terceiro lugar alcançado na fase regular deste Clausura, em igualdade pontual (35) com o Real Estelí, obriga o Diriangen a iniciar o seu percurso nos quartos de final do “play-off”, fase disputada a jogo único. Por ter sido o melhor dos emblemas que vão disputar o “play-off”, o Diriangen tem o direito de disputar o encontro no seu terreno, frente à Juventus Managua, sexta colocada.
O grau de incerteza em relação ao desfecho de uma eliminatória disputada a um só jogo é naturalmente maior que a duas mãos, mas o favoritismo está do lado do Diriangen. Os pergaminhos na competição, os objetivos traçados para a atual temporada, a superioridade teórica do seu plantel e o facto de jogar em casa são alguns dos motivos que justificam esse favoritismo, sem esquecer os bons desempenhos acumulados pela equipa ao longo da fase regular.
Em casa, o Diriangen somou 22 pontos em 27 possíveis, registo apenas superado pelo do Managua, vencedor da fase regular. Nesses nove desafios, o Diriangen marcou em 16 ocasiões, ao passo que sofreu em somente quatro. Melhor defesa da fase regular com apenas 11 golos sofridos em 18 jogos, o Diriangen é uma equipa competente em termos defensivos, tanto que sofreu apenas dois golos nos últimos cinco encontros a atuar em casa. No que à sequência que a equipa atravessa diz respeito, note-se que o Diriangen não perde há quatro jogos (duas vitórias e dois empates), mas o último desaire aconteceu precisamente… frente à Juventus Managua, fora de portas, por 3-0, naquela que foi a única ocasião neste Clausura em que o Diriangen sofreu três golos em um só desafio. Atendendo ao que já tem vindo a demonstrar, o Diriangen tem legitimidade suficiente para sonhar com o acesso à decisão do “play-off”.
Onze provável: Espinoza, Alonso, Errigonton, Fletes, Téllez, Montiel, Laureiro, Parrales, Acuña, Vargas, González
A Juventus Managua teve que aguardar até ao último suspiro para confirmar o seu lugar no “play-off” de apuramento de campeão. O empate alcançado na visita a Las Sabanas, na derradeira jornada, permitiu à Juve assegurar o sexto lugar da classificação, beneficiando da vantagem no critério do “goal average” dado que terminou com os mesmos 18 pontos que o Chinandega.
O objetivo traçado para esta segunda fase da época está assegurado e, tal e qual como aconteceu no Apertura, a Juventus conseguiu terminar num dos seis lugares que viabilizam o acesso ao “play-off” – no “play-off” do Apertura, perdeu com o Managua por uma bola a zero. Neste “play-off” do Clausura, a missão antevê-se igualmente difícil. Apesar de ter levado a melhor (3-0) diante do Diriangen há cinco rondas atrás, o embate que se segue será totalmente diferente. É expectável que a Juve ceda a iniciativa ao donos da casa e aposte sobretudo em saídas rápidas para o ataque.
Se o registo do Diriangen em casa impressiona pela positiva, com o desempenho da Juventus Managua longe do seu reduto passa-se o oposto. Ao longo da fase regular do Clausura, só o Real Madriz (3) pontuou menos que a Juve (4) a atuar na condição de visitante. Contas feitas, a Juventus Managua não venceu nenhum dos nove jogos que disputou fora de portas e o melhor que conseguiu foi empatar quatro desafios, tendo apontado três golos e consentido 16.
Olhando para o registo da Juve nos 18 encontros relativos à fase regular do Clausura, note-se que a equipa apontou apenas menos um golo que o Diriangen (21), mas sofreu mais do dobro (23).
Onze provável: Lorente, Hernández, Moreno, Somarriba, España, García, Gurdado, Pavón, Rafa, Mercado, Vallecillo
O Diriangen é favorito a seguir para as meias-finais do “play-off” e nem o desfecho do último encontro entre essas duas equipas diminui o estatuto do conjunto local. Tudo nos leva a crer que o Diriangen conseguirá ultrapassar a Juve nesta eliminatória.