Detroit Lions – Minnesota Vikings (NFL)
A programação de futebol do Thanksgiving arranca com a visita dos Vikings a Ford Field. Com os Packers a ficar para trás a NFC Norte parece que vai ser disputadas por estas duas equipas, que chegam à semana doze equiparadas no topo da divisão. No início do mês, os Lions conseguiram vencer em Minnesota, mas só no prolongamento. Quem será que se isola na frente?
Em qualquer outra divisão, depois dos Green Bay Packers terem perdido mais um jogo e se posicionarem com quatro vitórias e seis derrotas, diríamos que estão fora. Na NFC Norte ainda podem restar uns pozinhos de esperança mas que estão a desaparecer rapidamente. Pode acontecer já neste Thanksgiving. Porque da forma como as coisas se apresentam à data, duas equipas estão equiparadas em resultados no topo da divisão e serão elas a disputar a liderança da divisão. E não, não acredito que da NFC Norte saia mais do que um participante para os play-offs. Ainda que ambas detenham um registo de seis vitórias e quatro derrotas, os Detroit Lions ocupam a primeira posição porque venceram o primeiro duelo da temporada. A 6 de novembro os homens de Jim Caldwell conseguiram vencer em Minnesota (22-16), com um touchdown de Golden Tate a fazer a diferença no prolongamento. Esse desfecho dá-lhe vantagem na classificação e os resultados recentes dão a Detroit um ascendente no que respeita à forma da equipa. Os Lions só perderam uma das últimas seis partidas, em Houston (20-13). Outro motivo para Detroit se sentir confiante para a receção as Vikings prende-se com a prestação da equipa quando joga no seu reduto. Só perdeu um dos cinco encontros disputados em casa, o primeiro, diante dos Tennessee Titans (16-15), e foi por um ponto. Venceu os Eagles (24-23), Rams (31-28), Redskins (20-13) e os Jaguars (26-19) no domingo passado. Sendo que os três encontros caseiros que ficam por cumprir da temporada regular são com os rivais da NFC Norte os Lions estão em boas condições de explorar esse trunfo para acabar no topo da divisão.
Nos últimos seis triunfos Matthew Stafford foi capaz de encontrar soluções para recuperar de situações de desvantagem no último quarto e mesmo no prolongamento. Uma mais-valia e uma enorme fonte de confiança para a equipa, que acredita atá ao último instante na capacidade do quarterback para fazer o ataque funcionar.
Os Minnesota Vikings também estão com 6-4 e em boas condições para vencer a NFC Norte mas dada a tendência de montanha russa com os resultados deixa-nos mais de pé atrás. É que depois vencer de enfiada os cinco primeiro compromissos da temporada os Vikings viraram a agulha e somaram quatro derrotas consecutivas, três das quais – Philadelphia (21-10), Chicago (20-10) e Washington (26-20) – fora de casa. No domingo a equipa de Mike Zimmer conseguiu interromper essa série negativa com uma vitória em casa frente aos Arizona Cardinals (30-24). Mas se olharmos com mais atenção percebemos que na segunda metade do encontro a ofensiva de Minnesota só conseguiu produzir três pontos. Os restantes foram convertidos com uma bola de retorno. Já no segundo quarto tinham tido outro touchdown resultante de uma interceção, que Xavier Rhodes transformou numa corrida de cem jardas. Não são nada boas notícias para o ataque dos Vikings.
No entanto, a defensiva tem sido bastante eficaz. É segunda no ranking de pontos concedidos – apenas dezassete ponto seis por partida – e terceira quanto ao número de jardas – praticamente trezentas e sete por jogo.
11/06/2016 | Minnesota Vikings | Detroit Lions | U.S. Bank Stadium | 16-22, OT |
10/25/2015 | Detroit Lions | Minnesota Vikings | Ford Field | 19-28 |
09/20/2015 | Minnesota Vikings | Detroit Lions | TCF Bank Stadium | 26-16 |
Esta é a terceira vez que as duas equipas se defrontam no Thanksgiving e Detroit venceu o mais recente, há vinte e um anos. Na temporada passada os Vikings venceram os dois duelos e o mesmo tinha acontecido aos Lions na época anterior. Será que o padrão se mantém?