Aves – Benfica (Liga NOS)
No encerramento da jornada 33, a penúltima, da Liga NOS, a equipa do Benfica desloca-se até à Vila das Aves, para defrontar a sua congénere do Desportivo das Aves, num jogo agendado para o início da noite da próxima terça-feira, a decorrer no Estádio do Clube Desportivo das Aves. A formação comandada por Nuno Manta Santos já está despromovida ao segundo escalão e, em virtude de alguns problemas financeiros, viu a SAD tentar impedir a sua presença nos jogos das últimas duas jornadas do campeonato, o que não deverá, efetivamente, acontecer. Pela frente, estará um Benfica que já anunciou Jorge Jesus como sucessor de Bruno Lage e que vai a jogo para cumprir calendário, na antecâmara da receção ao Sporting, no “derby” que fecha o campeonato e antecede a final da Taça de Portugal, a 1 de agosto, contra o FC Porto.
Análise Aves
A equipa do Aves falhou redondamente o objetivo da permanência no primeiro escalão, numa despromoção que já estava há muito anunciada. À entrada para a penúltima ronda do campeonato português, a formação liderada por Nuno Manta Santos ocupa o 18.º e último lugar da tabela classificativa, com registo de apenas 17 pontos em 32 jornadas, onde segue com o saldo de cinco vitórias, dois empates e 25 derrotas, com 24 golos marcados e 62 golos sofridos. A distância para a zona de manutenção, presentemente, é de 13 pontos.
Na última jornada, a equipa do Aves não conseguiu dar sequência à subida de moral criada com o triunfo, na ronda anterior, diante do Vitória Futebol Clube (1-0), já depois de ver confirmada a despromoção à Liga Pro 2020/21. Na visita à casa emprestada do Santa Clara, nas instalações da Cidade do Futebol, em Oeiras, o coletivo liderado por Nuno Manta Santos perdeu por expressivos 3-0, num jogo onde foi claramente inferior à formação açoriana. Nos últimos 10 jogos, o Aves tem um registo de apenas uma vitória e um empate, tendo perdido nas restantes oito partidas efetuadas.
Onze provável: Aflalo – Jaílson, Bruno Morais, Diakhité, Afonso Figueiredo – Cláudio Tavares, Rúben Oliveira – José Varela, Reko, Banjaqui – Marius
Análise Benfica
A equipa do Benfica chega a esta penúltima jornada do campeonato português depois de ter visto confirmado o falhanço da reconquista do título de campeão nacional. Na vice-liderança da tabela classificativa, as “águias” somam um total de 71 pontos, menos oito que o novo campeão e rival FC Porto. Atualmente comandado, de forma interina, por Nélson Veríssimo, o conjunto lisboeta perfaz uma campanha total com 22 vitórias, cinco empates e cinco derrotas, 65 golos marcados e 25 golos sofridos.
Depois da saída de Bruno Lage do comando técnico da equipa, na sequência de uma crise de resultados sem precedentes na história do clube, que culminou na derrota (2-0) fora com o Marítimo, há quatro jornadas, o Benfica não tornou a perder. Em três partidas, somou duas vitórias e um empate. Na última ronda, as “águias” receberam e venceram o Vitória Sport Clube, por 2-0, num jogo onde nem se superiorizaram de forma assim tão evidente, mas conseguiram ser mais eficazes no momento mais importante da história do jogo: a finalização.
Onze provável: Svilar – Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, Nuno Tavares – Zivkovic, Florentino, Gabriel, Rafa Silva – Chiquinho, Carlos Vinícius
Dica de Prognóstico
Ambas as equipas vão a jogo apenas para cumprir calendário, uma vez que já têm as suas campanhas perfeitamente definidas, na sequência de falhados os respetivos objetivos. A equipa do Aves deverá sentir dificuldades para acompanhar o ritmo competitivo de um Benfica que recuperou alguma da confiança perdida nas últimas jornadas e cujos jogadores quererão mostrar serviço nesta reta final da temporada, tendo em vista a inclusão no plantel da próxima época liderado por Jorge Jesus, que possui uma exigência por todos reconhecida. Nesse sentido, sem esquecer a superior qualidade técnico-tática das “águias”, prevê-se um jogo com um ascendente claro por parte do conjunto lisboeta. Assim, será uma boa aposta o Resultado Handicap (2-Way) favorável ao Benfica (-1.5), um mercado disponibilizado a 1.45 pela Betclic.